.
Banner
Você está aqui: Home

Momento Histórico: DPGE de Rondônia participa da primeira posse de Defensores Públicos do Amapá

E-mail Imprimir

Em comemoração realizada na noite desta segunda-feira, 25, o Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima, participou do ato de posse dos primeiros quarenta defensores públicos do Estado do Amapá.

A cerimônia foi considerada por todos os presentes como um marco significativo do avanço da instituição Defensoria Pública no país e do seu estabelecimento, uma vez que apenas de todos os 26 estados brasileiros e Distrito Federal, apenas o Amapá não possuía Defensores Públicos concursados.

“Um momento histórico fruto do resultado e da soma de forças das Defensorias Públicas, instituições colegiadas e associações pelo país”, exclamou, Marcus Edson, também presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, durante sua fala na abertura do evento. “A Defensoria Pública está agora em todos os estados da federação. Que os novos membros possam seguir firmes e dedicados na atuação à população em situações de vulnerabilidade”, ressaltou.

A cerimônia aconteceu em Macapá, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-AP), e contou com a presença do Governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva. “Estamos honrando mais um compromisso com a sociedade amapaense e com estes que serão os primeiros defensores concursados na história do Amapá. A Defensoria Pública do Amapá (Defenap) passará a ter sua autonomia para continuar exercendo com excelência a assistência jurídica gratuita aos que dela necessitam", exclamou.

O Presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho, também comemorou a conquista. “É um momento muito simbólico porque, a partir desta posse, o Brasil passará a ter defensoras e defensores públicos concursados em todos os estados brasileiros”, afirmou.

Além do Presidente do Condege, participaram da cerimônia: o Defensor Público-Geral do Amazonas, Rafael Barbosa; o Defensor Público-Geral da Defensoria do Amapá, Diogo Grunho; a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte; o ex-presidente da Associação Nacional, Antonio Maffezoli; a secretária de Estado da Administração, Suelem Furtado; deputados, prefeitos e outras autoridades.

Fonte e fotos: Anadep.

Joomlart