.
Banner
Você está aqui: Home

Cacoal: Defensoria Pública apoia caminhada de conscientização sobre câncer infantojuvenil

E-mail Imprimir

Equipe do Núcleo de Cacoal da DPE-RO.Pelo segundo ano consecutivo, o Núcleo de Cacoal da Defensoria Pública do Estado de Rondônia está apoiando a realização da caminhada de conscientização Passos que Salvam, que acontece nacionalmente em diversas cidades, em prol das crianças e adolescentes com câncer. O evento é organizado pelo Hospital de Amor, conhecido também como Hospital do Câncer de Barretos, instituição mantida pela Fundação Pio XII.

O objetivo principal da caminhada é o de conscientizar a sociedade sobre a ocorrência do câncer infantojuvenil, apresentando a toda a sociedade informações sobre métodos de prevenção e de identificação da doença em crianças e adolescentes.

Neste ano, a caminhada acontecerá no dia 24 de novembro. Quem coordena a realização do evento em Cacoal é o defensor público Roberson Bertone, também coordenador do Núcleo da DPE na Comarca.

Além da caminhada, serão realizadas palestras informativas com professores, pais e alunos nas escolas municipais, com a utilização do material de apresentação disponibilizado pelo Hospital de Amor. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cacoal e terá início nas próximas semanas.

“A ideia é chamar a atenção da sociedade para o problema, porque quanto mais rápido se descobre o câncer infantojuvenil, maiores são as chances de cura, menor o gasto com o tratamento, e sobretudo, menor o sofrimento da criança ou do adolescente, porque sabemos que o tratamento da doença é muito difícil e pesado”, explica Roberson Bertone.

O defensor público explica também que quem participar da caminhada poderá adquirir um kit montado pelo Hospital de Amor, com camiseta, boné e uma sacochila (uma mochila em forma de saco usada em atividades esportivas), todos os itens personalizados, por um valor simbólico de 35 reais. Todo o recurso arrecadado será destinado ao custeio do tratamento das crianças e adolescentes com câncer atendidos pelo Hospital do Amor.

Em Porto Velho

Inaugurado em Porto Velho, em novembro de 2017, o Hospital de Amor da Amazônia tem capacidade para atender 9 mil pacientes da Região Norte por mês. É o terceiro hospital da instituição, os outros dois encontram-se no interior de São Paulo.

Sua construção se deu, dado ao fato que 95% dos pacientes oncológicos do Estado de Rondônia buscavam o tratamento no município de Barretos em São Paulo, percorrendo mais de 3 mil quilômetros.

Juntas, as três unidades do Hospital de Amor no Brasil atendem gratuitamente 6.000 pessoas por dia. A instituição tem 55 anos de história.

Texto: Paulo Silvestrini - Ascom DPE-RO
Imagem: Núcleo da Defensoria Pública em Cacoal.

Joomlart