.
Banner
Você está aqui: Home

Defensoria Pública participa de comemoração dos 36 anos da Constituição do Estado de Rondônia

E-mail Imprimir

Nesta terça-feira, 06 de agosto, o conjunto de leis que regem o Estado de Rondônia completou 36 anos de sua promulgação, realizada em 1983. Para comemorar a data especial, a Assembleia Legislativa vai promover até sexta-feira, 09, um evento com diversas atividades, entre painéis, exposições, inaugurações de galerias e exposições. A Defensoria Pública do Estado é uma das instituições que participam da grade de eventos.

“Um momento marcante para a história do Estado Rondoniense, ainda mais significativo quando pensamos nas trajetórias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais. A criação e o fortalecimento da Defensoria Pública são processos intimamente ligados à trajetória da Constituição Estadual. Estar aqui como representante de uma instituição sólida e estruturada é antes de mais nada, constatar que o Estado de Rondônia, em especial a Assembleia Legislativa e demais órgãos, conseguiram fazer valer o conjunto de leis promulgado em 1983”, afirmou o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, que participou da sessão solene de abertura das atividades comemorativas.

Durante a sessão realizada na manhã da terça-feira, 06, e presidida pelo Deputado Estadual Laerte Gomes, foi exibido um vídeo com imagens históricas da formação do Estado de Rondônia e depoimentos de Deputados Constituintes, que relataram os desafios para a implantação da Assembleia Legislativa e da primeira Constituição Estadual.

Além da sessão solene, o dia contou com hasteamento de bandeiras, lançamento do selo comemorativo dos 36 anos da Constituição Estadual e inauguração das galerias de fotos do Ex-Presidentes da Assembleia Legislativa e dos Deputados Constituintes.

Mais de 35 anos de história

A promulgação da primeira Constituição Estadual de Rondônia aconteceu em menos de 2 anos de sua elevação à categoria de estado (22 de dezembro de 1981) e da posse de seu primeiro Governador, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira (04 de Janeiro de 1982).

Foi realizada, na época, pelo deputado constituinte e então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José de Abreu Bianco, em uma solenidade no Ginásio Cláudio Coutinho, que contou com cerca de três mil pessoas. O ato aconteceu às 22 horas e cinquenta minutos do dia 06 de agosto de 1983.

 

 

Texto: Paulo Silvestrini Ascom DPE-RO
Fotos: Paulo Silvestrini Ascom DPE-RO (2ª foto) e Decom ALE-RO (1ª foto).

Joomlart