.
Banner
Você está aqui: Home

Acre: DPE-RO participa pela primeira vez de reunião nacional de Ouvidores Públicos-Gerais

E-mail Imprimir

Pela primeira vez, a Defensoria do Estado de Rondônia participou de um encontro nacional entre os Ouvidores Públicos-Gerais das DPEs. A reunião aconteceu na sede da Defensoria Pública do Estado do Acre, em Rio Branco, nos dias 30 e 31 de julho, e marcou a 3ª vez que os Ouvidores do país se reúnem para tratar de assuntos relacionados ao desempenho de suas funções.

A DPE-RO foi representada na reunião pela Ouvidora Pública-Geral da Instituição, Valdirene de Oliveira. “O evento foi uma oportunidade de conhecer as demais experiências do trabalho das Ouvidorias e também de fortalecer a atuação dos Ouvidores e Ouvidoras em seu papel fundamental na promoção do diálogo e construção de propostas junto a sociedade civil para as garantias dos direitos humanos e enfrentamento as possíveis violações”, afirmou a Ouvidora.

“Hoje contamos com 14 Ouvidorias no Brasil, destas, três estão nos Estados do Norte que são Acre, Pará e Rondônia. Contudo, a atuação do Conselho Nacional é também no sentido de assegurar que as Ouvidorias sejam implantadas em todos os estados da federação e, desse modo, corroborar efetivamente com o trabalho desenvolvido pelas Defensorias Estaduais”, explica Valdirene

Durante a reunião, foram-se debatidas pautas administrativas da nova gestão do Conselho Nacional dos Ouvidores Gerais. Além disso os Ouvidores também discutiram sobre a necessidade do fortalecimento das ouvidorias das defensorias em todo país e sobre a realização do seminário das ouvidorias externas na cidade de São Paulo.

No segundo dia de evento, os ouvidores puderam participar do encerramento da VII Quinzena da Mulher Negra, evento promovido pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Acre, que contou com uma roda de conversa com a temática: Mulheres negras na política e em espaços de poder.

Além de Valdirene de Oliveira da DPE-RO, fizeram-se presentes no encontro as ouvidoras e ouvidores gerais: Sirlene Assis, da Bahia, Patrícia Almeida, do Distrito Federal, Marcia Maia, do Maranhão, Willian Fernandes, do Rio Grande do Sul, Daniel Vargas, do Rio de Janeiro, e Gerson da Silva, do Estado do Paraná.

Joomlart