.
Banner
Você está aqui: Home

No mês do setembro verde, Brasil alcança primeiro lugar no Parapan de Lima

E-mail Imprimir

Um fato marcante para o mês que simboliza a luta por direitos da população com deficiência brasileira: no mês do setembro verde, o Brasil é consagrado campeão da Paraolimpíadas Pan-americanas de Lima, no Peru!

Mais de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze colocaram o Brasil no alto pódio, graças as vitórias das e dos atletas com deficiência brasileiros nas mais diversas categorias e modalidades. O número de medalhas simboliza quase o dobro do número de medalhas do país segundo colocado que foi os Estados Unidos com 185 medalhas.

“É uma vitória muito simbólica para quem treina diariamente contra todas as adversidades comuns aos demais atletas brasileiros, e ainda mais contra todas as adversidades extras que as pessoas com deficiência no Brasil passam dentro ou fora dos estádios”, afirma a Defensora Pública Flávia Albaine, que atua em Colorado do Oeste e desenvolve trabalhos e estudos voltados aos direitos da população com deficiência.

Setembro Verde

A campanha Setembro Verde é inspirada pelo dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, e é promovida pela Federação Nacional da Apaes e pelo Centro Brasileiro das Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência.

A cor verde representa a acessibilidade que, segundo o artigo 8 do Decreto Federal nº 5296/2004, é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Pensando em questões como a acessibilidade, a Defensora Pública Flávia Albaine realiza o projeto “Juntos pela Inclusão Social”,que promove a educação em direitos humanos com palestras e artigos em linguagens simples para esclarecimento da população sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de provocar a reflexão sobre a importância do tema.

 

Joomlart