.
Banner
Você está aqui: Home

Defensoria Pública vai realizar I Seminário das Ouvidorias Públicas

E-mail Imprimir

Estabelecer a ponte entre Defensoria Pública e população, fortalecendo o diálogo e buscando mediar os conflitos: este é o papel da Ouvidoria Pública, um setor da DPE que recebe, examina e encaminha elogios, sugestões e solicitações de informações da sociedade em geral.

E para apresentar este setor, que é bem recente na história da DPE-RO, à sociedade rondoniense, está chegando o Seminário Ouvidorias Públicas e Democracia Participativa, que vai reunir Ouvidores e especialistas de todo o país para debaterem o tema: O papel das Defensorias Públicas na promoção do diálogo junto à sociedade civil.

“Nosso encontro vai acontecer no próximo dia 18 de setembro e nosso propósito é fomentar esse debate sobre o papel das ouvidorias públicas como canal de diálogo junto a sociedade civil de forma a garantir o acesso qualificado de suas respectivas demandas e reivindicações junto aos órgãos públicos contribuindo para a eficácia do atendimento e o cumprimento do papel institucional, ser de fato esse caminho de encontro da sociedade com a instância pública”, afirma Valdirene de Oliveira.

“Uma oportunidade importantíssima para dar ainda mais visibilidade à Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, que é um setor voltado e pensado para a população. Queremos que a sociedade se envolva com este evento”, afirma o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

Palestrantes do Seminário

O evento contará com a presença de:

• Pedro Daniel Strozemberg - Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Tema da Palestra: Ouvidoria um Espaço de Participação

• Solene Oliveira da Costa, Vice-Presidente do conselho nacional de ouvidores e Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Acre.
Tema da Palestra: A democratização do acesso à justiça por meio das Ouvidorias externas

• Luís Fernando Novoa Garzon - Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisador do Laboratório ETTERN-IPPUR-UFRJ e líder do Grupo de Pesquisa Territorialidades e Imaginários na Amazônia.
Tema da Palestra: A crise da representação e o  papel das Ouvidorias Públicas na reconstrução de interfaces institucionais

O I Seminário das Ouvidorias Públicas da DPE-RO vai acontecer no próximo dia 18 de setembro, das 18h30 às 22 h, no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), localizado na Avenida Tiradentes, número 3009, Setor Industrial.

A inscrição será realizada por meio do link: https://tinyurl.com/y4r94kpc, e equivale a doação de um livro novo ou usado.

Joomlart