.
Banner
Você está aqui: Home

Colorado: Defensoria Pública realiza 2ª edição de roda de conversa sobre autismo

E-mail Imprimir

O Núcleo da Defensoria Pública do Estado em Colorado do Oeste promoveu, no último dia 12 de setembro, a segunda edição da roda de conversa sobre o autismo, nas dependências da instituição.

“Dessa vez tivemos a adesão de mais pessoas do que da primeira vez que realizamos a roda de conversa”, explica a coordenadora do Núcleo da DPE em Colorado e idealizadora do projeto, Defensora Pública Flávia Albaine.

A roda de conversa voltada a pais de crianças com autismo, contou com a presença de especialistas, como o terapeuta ocupacional Daniel Natal, que veio da cidade de Vilhena para participar do evento, e a fonoaudióloga de Colorado do Oeste, Márcia Izabel, que tem experiência no tratamento de crianças com autismo.

“Também estiveram presentes diversos profissionais da saúde tais como psicopedagogos, professores de atendimento educacional especializado e cuidadores”, explica a Defensora Pública. “A participação dos pais e familiares de crianças com autismo também foi muito importante. Eles puderam esclarecer algumas de suas dúvidas, além de saírem mais fortalecidos e motivados”, explica.

A ideia da Defensoria Pública é realizar a roda de conversa uma vez por mês. “A roda de conversa terminou com um grande lanche de confraternização em homenagem ao Setembro Verde, que é o mês oficial de luta pela inclusão da pessoa com deficiência”, finalizou Flávia Albaine.

Autismo

O autismo é a principal manifestação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição que acomete aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. Se caracteriza por graus de comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal do indivíduo, além de provocar certo comportamento restrito e repetitivo.

Joomlart