.
Banner
Você está aqui: Home

Defensor Público participa de evento sobre direito das famílias na UNIRON

E-mail Imprimir

No último sábado, 05 de outubro, o Defensor Público Daniel Mendes Carvalho participou de seminário na UNIRON – União das Escolas Superiores de Rondônia, em Porto Velho, que reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas para um bate-papo sobre o tema: “O papel dos atores do sistema de justiça nos conflitos de família.”

Em sua palestra, o defensor falou que a especificidade destes conflitos exige um olhar e um tratamento diferenciado dos profissionais do direito. Ressaltou que a dimensão não jurídica da controvérsia exige diálogos com outras áreas do conhecimento, como psicologia e a assistência social, o que revela a importância de uma atuação multidisciplinar.

“Em questões de família, são importantes tanto a criação de espaços democráticos de participação dos envolvidos na resolução do conflito quanto o abandono da postura eminentemente contraditório dos operadores do direito. Nossa função imediata é construir pontes de diálogo entre as partes para que elas consigam exercer adequadamente aquilo que Amartya Sen chama de capacidades e escolhas. Devolver às partes o protagonismo na solução do problema é fundamental”, destacou Daniel Mendes.

Na ocasião, compuseram a mesa como palestrantes o promotor de justiça Dr. Charles Martins, o delegado de polícia Dr. Sandro Luiz Alves de Moura, os advogados Dr. Jonas Viana e Fábio Viana e o juiz de direito Dr. Aldolfo Theodoro Naujorks.

Joomlart