.
Banner
Você está aqui: Home

DPE-RO participa do lançamento do programa que vai integrar ouvidorias pelo país

E-mail Imprimir

Na última sexta-feira, 25, a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado, Valdirene de Oliveira, esteve presente no lançamento do programa “Fala.BR Rondônia”, uma plataforma digital que receberá denúncias, sugestões e elogios da população rondoniense, e que funcionará de maneira integrada em todo o Brasil.

O lançamento aconteceu no auditório do prédio Pacaás Novos, sede do Governo de Rondônia, e contou com a presença de ouvidores de diversos órgãos estaduais. “A implantação do programa em Rondônia é muito importante, pois é pertinente para as garantias de transparência e eficácia do serviço público estadual”, explica a ouvidora Valdirene de Oliveira.

Como explica o ouvidor geral de Rondônia, João Bosco, presente no lançamento, o estado é a quarta unidade da federação a implantar o Fala.BR.

“O programa é um canal disponibilizado pelo governo, de forma que o cidadão tenha voz e a garantia de um retorno do Estado. A vantagem deste sistema é buscar soluções para o cidadão, que estejam até mesmo além do nosso alcance, já que este é um sistema integrado com vários outros órgãos de todo o país”, explicou.

Segundo ele, a ferramenta foi cedida sem custos para Rondônia, por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE) e o Governo do Estado.

Sistema “Fala.BR”

O cidadão que deseja realizar alguma sugestão ou reclamação sobre a atuação dos órgãos e setores do Governo do Estado pode acessar o link do programa. É necessário apenas fazer um breve cadastro no sistema.

A ferramenta digital também conta com um programa de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a opção Alto Contraste para pessoas portadoras de deficiência visual.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia

 

Joomlart