.
Banner
Você está aqui: Home

Defensoria realiza diversas ações durante os 16 dias pelo fim da violência contra mulheres

E-mail Imprimir

Nas últimas semanas, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, realizou uma série de ações em alusão à campanha nacional dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, por meio do Núcleo de Defesa e Promoção de Direitos da Mulher e pela Ouvidora-geral da instituição.

Ações realizadas

1ª Roda de Conversa no Tudo Aqui.1ª Roda de Conversa

A programação teve início no dia 21 de novembro com a realização da roda de conversa “Assédio – Formas de Enfrentamento e Prevenção”, que contou com as presenças da Ouvidora-Geral da DPE-RO, Valdirene de Oliveira, da equipe do Nudem, e da Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social no Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, Silvana Maria dos Santos Tomaz. O evento aconteceu no auditório do Tudo Aqui, na avenida sete de setembro.

Ciclo de Debates do Concidade

Já no dia 28 de novembro, a Defensoria Pública correalizou o 7º Ciclo de Debates do Conselho Municipal de Porto Velho (Concidade) com o tema “Mulheres e o Direito à Cidade: Ocupação e Segurança nos Espaços Públicos”. A Defensoria foi representada pela Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, defensora pública Silmara Borghelot, que participou da roda de debates juntamente com a Arquiteta e Urbanista, Raísa Tavares, e a Agente de Pastoral da Comissão Pastoral da Terra do Estado de Rondônia, Maria Petronila. A Ouvidora Valdirene de Oliveira atuou como mediadora durante o evento, que aconteceu no auditório do Ministério Público do Trabalho - 14ª Região.

2ª Roda de Conversa

Ciclo de debates do Concidade.

No dia 29 de novembro a roda de conversa teve o tema Violência Doméstica – Identificação e Estratégias de Enfretamento”, e contou com a presença da Defensora Pública Silmara Borghelot, da analista em Serviço Social da Defensoria Pública de Rondônia, Jailena Cabral, e da psicóloga da DPE-RO, Dyana Cristhina de Freitas.

3ª Roda de Coversa

Dia 04 de dezembro, quarta-feira a roda de conversa teve como tema “Qualidade de vida das mulheres: tripla jornada”. O evento aconteceu na recepção da sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia com a participação da Doutora Juliana Nóbrega - Psicologia Social da Unir.

Laço Branco

E para finalizar o ciclo, no dia 6 de dezembro, fechamos com o laço branco. Em 2007, a campanha foi adotada também no Brasil e a lei nº 11.489 instituiu o dia 06 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A data integra o calendário da ação 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A iniciativa busca lembrar que a violência não é só física (pode ser também psicológica, patrimonial ou sexual).

Durante a campanha, a defensora pública Silmara Borghelot, acompanhada da analista em serviço social da DPE-RO, Jailena Cabral, realizaram uma ação de conscientização dos homens membros e servidores da DPE-RO dentro do próprio prédio-sede da instituição, por meio da exposição de como os homens podem ajudar a combater a violência doméstica e a distribuição de materiais informativos impressos e o laço branco símbolo da campanha.

Joomlart