.
Banner
Você está aqui: Home

Cacoal: Defensoria Pública participa da inauguração do Fórum Desembargador Aldo Castanheira

E-mail Imprimir

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia, através da Defensora Pública Denise Luci, esteve presente na tarde de quinta-feira (12) na inauguração da nova sede do Poder Judiciário. O Fórum Desembargador Aldo Castanheira foi oficialmente inaugurado em uma solenidade que contou com a presença de autoridades e familiares do homenageado.

"A população de Cacoal pode se orgulhar dessa nova conquista, ao ver entronizado em seu panteão o nome de um daqueles que ficaram conhecidos como os 7 Samurais da Justiça Rondoniense, o Desembargador Aldo Alberto Castanheira, cuja virtuosa caminhada foi tão bem registrada nessa ocasião e merecida homenagem. A Defensoria Pública do Estado de Rondônia sente-se honrada em tomar parte e assento em mais este importante momento de transição nas instalações do Judiciário em Cacoal." Afirmou a Defensora Pública Denise.

A cerimônia de inauguração teve início na parte externa do edifício, na Avenida Cuiabá, com o hasteamento das bandeiras do Estado de Rondônia, realizada pelo procurador do Estado, Henry Anderson Corso Henrique; do município de Cacoal, pela prefeita Glaucione Rodrigues; e a do Brasil, hasteada pelo presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, ao som do hino nacional executado pela banda Agravo de Instrumento, formada por servidores do Judiciário.

Para o descerramento da placa inaugural, foram convidados a viúva do desembargador, Geysa Castanheira, a prefeita Glaucione Rodrigues e o presidente do TJRO. No Tribunal do Júri, autoridades participaram de mais um ato solene marcado pela emoção dos familiares, iniciado com um vídeo institucional, que resgatou momentos históricos da Comarca, com relatos de servidores e magistrados que passaram por Cacoal.

Primeiro a falar, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Elton Assis, parabenizou e enfatizou o empenho do judiciário, que “tem priorizado e tido o olhar diferenciado para o primeiro grau de jurisdição. Aquele que faz o primeiro atendimento ao jurisdicionado”.

Emocionada, Geysa Castanheira destacou o pioneirismo e a dedicação do desembargador Aldo Castanheira, que chegou em Rondônia na época do antigo Território. Além de agradecer a homenagem, Geysa destacou o papel do judiciário rondoniense. “A implantação da Justiça no novo estado foi árdua, nada fácil. Mas, os Sete Samurais, dos quais o Desembargador Aldo Castanheira fez parte, conseguiram criar este Judiciário, que, por intermédio de Vossas Excelências, vem cumprindo o papel de distribuição da Justiça com equidade, sonho de todos os jurisdicionados”, disse. Filhos, netos e noras também estiveram presentes.

O presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg, também se emocionou ao relembrar a amizade com Aldo Castanheira. Em seu discurso, enalteceu o perfil de um magistrado empenhado em consolidar o judiciário em Rondônia. Lembrou-se da época que foi assessor do desembargador Hélio Fonseca e da intensa relação de amizade que desenvolveu com o desembargador homenageado, Aldo Castanheira, e sua família.

“Eu tenho muita honra, ou quase um dever, de fazer com que o nome dele se perpetuasse. É um momento de muita emoção para mim. Fico muito feliz de ter prestado essa justíssima homenagem a esse gigante da magistratura do Estado de Rondônia. Parabéns a Cacoal e a todos os colegas que apoiaram essa conquista”.

“Em nome da Defensoria Pública Rondoniense, parabenizamos a atual gestão do TJRO e, na pessoa de seu Exmo. Presidente, desejamos que este novo espaço de afirmação democrática de direitos frutifique e seja palco das mais altivas decisões, capazes de prestigiar os anseios da nossa estimada e vanguardista população de Cacoal” Declara Denise.

Fonte: Tribunal de Justiça

Joomlart