.
Banner
Você está aqui: Home

Rede de Ouvidorias de Rondônia discute os desafios das ouvidorias públicas em tempos de pandemia

E-mail Imprimir

Ouvidoras e Ouvidores de órgãos públicos do Estado de Rondônia, participaram na manhã desta quinta-feira (16), de uma videoconferência para discutir sobre os desafios das ouvidorias públicas rondoniense em tempos de pandemia. A reunião online foi promovida pela Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Rondônia, que na ocasião, contou com a apresentação da nova ouvidora geral do Estado, Etelvina da Costa Rocha.

De acordo com o Presidente da Rede de Ouvidorias Públicas Rondoniense, o jornalista Bosco Cardoso, a Rede tem o objetivo de promover a cooperação mútua e a articulação de esforços entre as instituições dos Poderes Independentes, visando a integração das atividades de ouvidoria e o intercâmbio de informação e experiências, com a integração de processos e sistemas para o compartilhamento das manifestações registradas pelos cidadãos, fortalecendo, assim, a ferramenta de transparência pública, combate a corrupção e controle social.

A Vice-presidente da Rede, a Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado, Valdirene Oliveira ressaltou. “O estado e o país estão emergidos numa crise pandêmica que tem afetado todos os setores da sociedade e aumentado significativamente as desigualdades sociais. Muitas pessoas tendo seus direitos violados e com isso vai crescendo o número de cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade social, consequentemente reflete nas demandas que chegam as Ouvidorias que precisam estar preparadas e articuladas para buscar soluções de enfrentamento a esses problemas. São muitos os auxílios emergências que foram negados a pessoas pobres, são muitas pessoas com dificuldade de acessar a rede pública de saúde, são muitos desempregados... A Rede de Ouvidorias nos permite ter uma ação mais articulada para mediar e resolver essas questões”.

A Rede de Ouvidorias Públicas Rondoniense é composta pelas Ouvidorias das seguintes instituições: Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia, Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Contas. Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Assembleia Legislativa, Ouvidoria Geralda Prefeitura de Porto Velho, Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Federal de Rondônia e Superintendência da Controladoria Geral da União em Rondônia.

Joomlart