.
Banner
Você está aqui: Home

Defensoria de Rondônia é a segunda Defensoria do Brasil a ter acesso à Plataforma Fala.BR

E-mail Imprimir

Instituição também passa a integrar a Rede Nacional de Ouvidorias – RENOUV - para atuação conjunta em um programa de fortalecimento de ouvidorias (PROFORT)

Nesta sexta-feira, 27, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia passou a ser instituição membra integrante da Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV) e também a fazer parte do Programa Nacional de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT), sendo a segunda Defensoria Pública no país a ter acesso ativo à plataforma “Fala.BR”, um sistema totalmente digital que vai funcionar de canal de comunicação entre sociedade e Ouvidoria Pública-Geral da DPE-RO.

Em breve, o site da instituição ganhará um banner com link de acesso para a plataforma, para que a população rondoniense possa entrar em contato direto com a Ouvidoria-Geral da Defensoria de Rondônia. A entrada da instituição na Rede Nacional de Ouvidorias foi oficializada em uma reunião que contou com presença do Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, da Ouvidora-Geral da DPE-RO, Valdirene de Oliveira e sua equipe, superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, e da Coordenadora da Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da CGU, Leila Juliari Araújo da Cunha.

Durante o encontro, os convidados elogiaram a atuação da Ouvidoria-Geral da DPE-RO, e da Ouvidora Valdirene Oliveira, que também é vice-presidente da Rede de Ouvidorias Públicas de Rondônia, além de parabenizar a Administração Superior da instituição por possibilitar o trabalho efetivo da Ouvidoria e estar sempre caminhando em conjunto com o setor que realiza ponte entre DPE-RO e população.

“Agora vocês têm vez, voz e voto para participar da Rede Nacional de Ouvidorias. A Defensoria Pública de Rondônia será cadastrada na plataforma Fala.BR, que é mantida pela Controladoria-Geral da União (CGU), tanto no ambiente de produção como no ambiente de treinamento para que vocês possam utilizar todas as ferramentas”, ressaltou a Coordenadora do NAOP, Leila Juliari Araújo.

O superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, expressou todo seu contentamento com a parceria.

“Nós trazemos uma ferramenta a vocês, mas na verdade estamos construindo esse processo juntos, é uma via de mão dupla”, pontuou. “E tem dado certo, tanto a nível municipal, quanto estadual e federal. Podem contar com a gente para o que vocês precisarem, que contaremos com vocês também”.

Fala.BR e Defensoria Pública de Rondônia

A Ouvidora-Geral, Valdirene de Oliveira explica a importância da plataforma Fala.Br para a Defensoria Pública. “O acesso à plataforma Fala.BR trará um avanço muito grande para a Ouvidoria-Geral da DPE-RO, pois contaremos com um sistema informatizado que nos trará mais organização e agilidade, bem como a possibilidade de formar um banco de dados único, permitindo cruzar informações e formular estatísticas para análises futuras”, explica Valdirene de Oliveira. “Estou muito contente em saber que nosso trabalho está sendo reconhecido por outras instituições estaduais e hoje, a Defensoria de Rondônia torna-se referência nacional em Ouvidoria. Agradeço a minha equipe de servidoras Emilim Gorayeb e Adriana Britto pelo trabalho que vem sendo desempenhado.

O Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, pontuou que a Ouvidoria da DPE-RO tem pouco tempo de funcionamento, mas que já vem somando grandes feitos, e que a instituição vai continuar trabalhando para que esse tipo de serviço se desenvolva cada vez mais. “A Defensoria ainda está em um processo de desenvolvimento da cultura da Ouvidoria. Valdirene é a primeira Ouvidora-Geral externa da história da DPE-RO, empossada em 2019, e que tem feito um canal de diálogo com a sociedade civil muito profundo e muito incisivo. Ela e sua equipe nos dão o feedback da sociedade”, ressalta.

“Vamos sempre tratar com responsabilidade o uso da plataforma Fala.BR e tomar todas as providências acerca das informações que obteremos com ela, além disso, vamos atuar também para a sensibilização de demais colegas Defensores-Gerais pelo país, nos estados que ainda não têm Ouvidoria Externa”, conclui Hans Lucas Immich.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner