.
Banner
Você está aqui: Home

Colorado: Com apoio da DPE, sala de Atendimento Educacional a crianças com deficiência é reformada

E-mail Imprimir

Com o apoio do Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Rondônia em Colorado do Oeste, a primeira sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado a crianças e adolescentes com deficiência no município foi reinaugurada no último dia 16 de março, após passar por um processo completo de reforma que contou com o auxílio de um grupo de pais, professores e de empresários da região.

A sala encontra-se na Escola Prefeito Marcos Donadon e é totalmente equipada e estruturada para receber os cerca de 35 alunos matriculados com deficiência, e mais 25 alunos do setor de Psicopedagogia, com dificuldades e transtornos de aprendizagem.

O principal objetivo da AEE é o de garantir às crianças e aos adolescentes com deficiência o direito de aprender com metodologias diversas e específicas, usando materiais concretos e ajudando cada uma delas a evoluir gradativamente, como explica a professora Sandra Valéria, que atuou ativamente pra que a sala fosse reformada.

Segundo a professora a atuação da Defensoria Pública foi importantíssima para que a sociedade se conscientizasse da importância da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). “A conscientização se dá principalmente pelas rodas de conversa, palestras e visitas da Defensoria Pública de Colorado do Oeste, pois quando um pai ou um empresário chega, quer conhecer a escola e mostramos o espaço do AEE, ele acaba contribuindo e sente-se motivado, pois já têm noção do que se trata ou do que realmente é necessário”, explicou Sandra em entrevista ao jornal Extra de Rondônia, leia a matéria completa aqui.

“As pessoas estão cientes de que o poder público tem a sua obrigatoriedade, só que tem que fazer pra todo mundo, então, a sociedade pode ajudar de uma maneira mais efetiva, mais próxima. E o fato de a defensora Flávia Albaine ter vestido a camisa por essa luta e por esse projeto, trabalhando essa conscientização na garantia dos direitos das crianças e das pessoas com deficiência, trouxe para o município uma visão diferente, onde as pessoas doam sabendo do porquê estão doando e qual o propósito”, conclui.

A defensora pública Flávia Albaine Farias da Costa, citada na matéria, é a responsável pela coordenação do Núcleo de Colorado do Oeste e mantém o projeto Juntos pela Inclusão Social na qual promove ações de conscientização, produção de artigos e apresentação de ideias sobre o tema nas redes sociais e site.

“A Defensoria Pública é instituição de promoção dos direitos humanos e possui o dever de atuar na condição de guardiã da efetivação dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, tais como as pessoas com deficiência e outros grupos”, explica a defensora pública Flávia Albaine, coordenadora do Núcleo da Defensoria Pública em Colorado do Oeste.

Fonte e Fotos: Portal Extra de Rondônia.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner