.
Banner
Você está aqui: Home

Defensora pública Lara Tortola participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

E-mail Imprimir

No último 3 de maio, a defensora pública do Estado de Rondônia, Lara Maria Tortola, participou da maneira remota da 21ª Reunião Ordinária da Comissão Especial da Câmara dos Deputados de Brasília, destinada a proferir parecer sobre o Projeto de Lei nº 8045 de 2010 em Brasília, do Senado federal, que trata do novo Código de Processo Penal.

A defensora pública Lara Tortola, membra da Comissão de Política Criminal, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, participou do debate, ressaltando os pontos sensíveis apresentados pelo projeto de Lei que impactam diretamente a atuação da Defensoria Pública quanto à defesa dos assistidos.

“O direito processual penal é considerado termômetro democrático, pois atinge desde o direito à liberdade até os direitos políticos”, explica a defensora pública Lara Tortola.

Apontamentos sobre o novo Código Penal

Em sua fala, Lara Tortola elogiou o privilégio no substitutivo pelo uso de mandados para comunicações processuais, sobretudo em razão da necessidade de o processo penal manter formalidades e estar atento à população defendida pela Defensoria, em razão da vulnerabilidade tecnológica que lhe é característica.

Lara também apontou a necessidade de o Código adotar teoria das nulidades que permita controle da legalidade no processo penal, de modo a respeitar o devido processo legal garantido constitucionalmente. “O texto do substitutivo sobre nulidades não se diferencia do cenário atual, permitindo amplas interpretações do texto não raro em prejuízo da defesa”, conclui.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner