.
Banner
Você está aqui: Home

Defensorias da Região Norte se reúnem para realizar 1º Seminário conjunto

E-mail Imprimir

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio, as Defensorias Públicas da região Norte vão realizar o 1º Seminário em conjunto das instituições, com o lançamento da primeira revista científica das Defensorias Públicas da região Norte, a revista Arandu: Norteando Direitos. Os três dias de evento serão transmitidos, ao vivo, a partir das 17 horas (horário de Rondônia) e 18 horas (horário de Brasília), pelo também recém-criado canal do youtube das DPEs da região norte. Acesse pelo link, curta e compartilhe!

A abertura do 1º Seminário das Defensorias Públicas da Região Norte acontece na quarta-feira, 26, a partir das 17 horas, e contará com a exibição de um vídeo com as falas dos sete Defensores Públicos-Gerais da Região Norte, entre eles, o Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, Hans Lucas Immich.

“A criação da revista Arandu: Norteando Direitos é um marco para a produção científica das Defensorias Públicas da Região Norte. Agora, temos um periódico próprio para abordar temas relevantes com ênfase na realidade amazônica, como as questões ribeirinhas, indígenas e outros assuntos locais. Nós, da Defensoria Pública de Rondônia, acreditamos que o compartilhamento de práticas e saberes entre as Defensorias é fundamental, não apenas para o desenvolvimento das instituições a nível regional, mas também para o desenvolvimento da instituição Defensoria Pública em todo o Brasil”, explica Hans Lucas Immich.

Programação dos dias

O primeiro dia de evento, 26, quarta-feira, conta com as palestras: “Vulnerabilidade social e especificidades dos povos indígenas na Região Norte do Brasil” e “Migração, gênero e raça: um olhar sobre o extremo norte do Brasil”, que serão ministradas, respectivamente, pela Doutora em Direito, Andreia Macedo Barreto (Pará), e pela defensora pública do Estado de Roraima, Jeane Magalhães Xaud. A mediação ficará por conta da defensora pública do estado do Pará, Bia Albuquerque Tiradentes.

Já o segundo dia de evento, 27, quinta-feira, contará com mediação da defensora pública do estado de Rondônia Débora Machado Aragão, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). As palestras desse dia terão como temas: “Vulnerabilidade e pessoas negras na Região Norte do Brasil (Interseccionalidade, gênero e vulnerabilidade)”, apresentada pela defensora pública do estado do Tocantins, Denize Sousa Leite, e “Racismo, Direitos Humanos e a luta antirracista. O que eu tenho a ver com isso?”, apresentada pela ouvidora da Defensoria Pública do estado do Acre, Solene Costa, e pela socióloga, especialista em Gestão Estratégica pela Unicamp, Jaycelene Maria da Silva Brasil.

O último dia, 28, contará com uma mesa-redonda que debaterá o tema “Ferramentas de atuação das Defensorias Públicas – experiências institucionais”, com o defensor público do estado de Amazonas, Rafael Vinheiro Monteiro Batista, e a defensora pública do Estado do Amapá, Elena de Almeida Rocha. O presidente da mesa será o defensor público do estado do Amazonas, Maurillio Casas Maia.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner