.
Banner
Você está aqui: Home

DPGE, Hans Lucas Immich, participa de homenagem ao Centenário do primeiro Governador de Rondônia

E-mail Imprimir

Na manhã desta terça-feira, 15 de junho, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, participou da solenidade de homenagem ao centenário de nascimento do primeiro Governador do Estado de Rondônia, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira (período 1982-1985), realizada pelo Governo do Estado de Rondônia no Memorial Jorge Teixeira, antiga residência oficial dos gestores estaduais.

A solenidade contou com a presença de oficiais militares, secretários e servidores do Governo do Estado de Rondônia, e de autoridades representantes de outros órgãos, como Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça do Estado.

Representando o Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, estava o Secretário Estadual de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, que realizou o descerramento da placa de homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Teixeira, juntamente a Janilene Vasconcelos de Mello, ex-secretária de planejamento e primeira vice-Governadora do Estado de Rondônia, tendo sido a primeira Governadora mulher do Brasil, quando substituiu o Governador Jorge Teixeira por 42 dias.

“Este momento solene é um marco tanto para a história de criação do estado de Rondônia como para história do seu desenvolvimento. O Coronel Jorge Teixeira foi o último governador do extinto Território Federal e o primeiro Governador do Estado de Rondônia, e por isso e, por seus feitos exemplares, entrou para a história estadual e nacional, sendo extremamente significativa e necessária a homenagem ao centenário de seu nascimento”, ressalta o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

Quem foi Jorge Teixeira de Oliveira

Natural do município de Rio de Janeiro, o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira nasceu no dia 1º de junho de 1921, tendo falecido no dia 28 de janeiro de 1987. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tornou-se Oficial do Exército Brasileiro, declarado aspirante da Arma de Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras em 1947. Foi criador e primeiro comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e primeiro comandante do Colégio Militar de Manaus (CMM).

Em 1973, foi nomeado para assumir a prefeitura de Manaus, onde ficou até março de 1979, quando assumiu o cargo de Governador do antigo Território Federal de Rondônia. Em 29 de dezembro de 1981, foi reempossado como primeiro Governador do recém-criado estado de Rondônia.

Seu nome foi dado a um dos municípios do estado de Rondônia, e nomeia a principal avenida da cidade de Porto Velho, bem como o Aeroporto Internacional do Estado (Aerporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira). Em Manaus, seu nome simboliza um dos maiores bairros do município.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner