.
Banner
Você está aqui: Home

Nudem e Centro de Estudos da DPE-RO realizarão Webinário em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+

E-mail Imprimir

Todos os anos, em junho, é comemorado internacionalmente o mês do orgulho LGBTQIA+, sendo o dia 28 de junho, o dia internacional que remonta à revolta de Stonewall (1969), em que um grupo de indivíduos LGBTQIA+ (Drags Queens, Lésbicas, Gays e Travestis) revoltaram-se contra a polícia pela prisão considerada injusta de pessoas também pertencentes ao grupo que estavam no bar Stonnewall In, em Nova Iorque (EUA).

Neste contexto, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio da atuação do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), em parceria com o Centro de Estudos da Instituição, vai promover na próxima segunda-feira, 28 de junho, às 18 horas (Horário de Rondônia), o Webinário em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, que será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da instituição:http://dpero.link/orgulholgbtqia.

Para debater este tema, o convidado do Webinário será Gabriel Lopes de Souza, membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), que vai tratar do tema “Direitos da população LGBTQIA+ e desafios”. O palestrante Gabriel Lopes é graduado em Direito pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RO, membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB-RO, Advogado Trabalhista e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Quem realizará a mediação do webinário será a coordenadora do Nudem, defensora pública Débora Machado Aragão. “A importância deste marco, comemorado também por todas as pessoas que apoiam a diversidade de orientação sexual e de gênero, se dá para que todas, todos e todes lembrem de que somos iguais e devemos ter igual acesso a direitos e respeito". A participação no evento ensejará o recebimento de certificado de participação de 1 hora e 30 minutos. Participe!

LGBTQIA+: entenda a sigla

A sigla LGBTQIA+ tem como principal objetivo o de difundir o conhecimento e promover a inclusão das mais diversas formas de orientação sexual e de identidade gênero que se tem conhecimento. Inicialmente estabelecida como GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), a sigla passou por diversas reformulações ao longo tempo, para abarcar todas a pluralidade de formas de ser e estar no mundo relacionadas a questões de orientação sexual e de gênero.

Atualmente a sigla “LBTQIA” representa os seguintes grupos: Lésbicas, Gays, Bissexuais, transexuais ou travestis, Queer, Intersexo, Assexuais, e a partícula “+” tem a função de incluir as demais orientações sexuais e identidades de gênero, que já são ou podem a vir a serem identificadas. Para mais informações acerca da sigla, acesse o site: https://orientando.org/o-que-significa-lgbtqiap/.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner