.
Banner
Você está aqui: Home

Ouvidoria da DPE-RO promove debate sobre mobilidade a pé e cicloviária em Porto Velho e interior

E-mail Imprimir

Nesta quarta-feira, 21, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia e Conselho da Cidade de Porto Velho (Concidade) promovem o Ciclo de Debate sobre Mobilidade Ativa e Segurança Viária, das 19h às 21h (horário de Porto Velho), com transmissão ao vivo pelo Canal do youtube da instituição, por meio do link: http://dpero.link/ouvidoriamobilidade.

O objetivo central do evento é a promoção do debate sobre mobilidade a pé e mobilidade cicloviária para contribuir com os modos de mobilidade ativa na construção do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Porto Velho e outros municípios do Estado de Rondônia. A discussão tem como público alvo a população em geral, organizações da sociedade civil, e instituições públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

"Nossa proposta é apresentar outra perspectiva de pensar o aspecto da mobilidade para as cidades. Na pirâmide de prioridade da mobilidade está o pedestre, o ciclista mas, na prática isso não acontece, o que nós vemos é uma infraestrutura priorizada para veículos. Basta andar pelos municípios que a gente vê claramente que as condições de infra do trânsito e mobilidade não são pensadas para esse publico, não tem calçadas padronizadas, faixa de pedestre, ciclovias estruturadas. O que nós queremos é fortalecer essas iniciativas de  mobilidade ativa para assegurar qualidade de vida a população e tornar as cidades mais inclusivas e cidadãs", explica a Ouvidora-Geral, Valdirene de Oliveira.

Participando do evento estarão as debatedoras Maria Ermelina Brosch Malatesta, Arquiteta e urbanista, doutora pela FAU/USP, Rosana Maria Matos Silva, Doutora em Educação e Diretora do Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Sentram) da Prefeitura de Porto Velho, e o debatedor Iremar Torres Lima, que atua no Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran-RO) como coordenador do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST). Abaixo você confere o currículo completo das debatedoras.

Como moderadoras participarão: Valdirene de Oliveira, Ouvidora-Geral da DPE-RO, e Rossilena Marcolino, integrante da Associação de Pessoas com Deficiência de Porto Velho (ASDEF-RO), Conselheira Titular do Conselho Municipal da Cidade de Porto Velho, Coordenadora do Comitê Técnico de Trânsito e Transporte e Mobilidade Urbana (CONCIDADE).

Currículo dos debatedores

IREMAR TORRES LIMA: possui graduação em licenciatura plena em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (1995). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Estatística e Informática. Em 2019 concluiu pós-graduação em engenharia de tráfego. Desde 2012 atua no Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia/DETRAN-RO como coordenador do RENAEST (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito).

ROSANA MARIA MATOS SILVA: Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé/Argentina, com a Tese intitulada “Efetividade educativa das políticas públicas de educação de trânsito aplicadas na última década no Ensino Fundamental na redução dos acidentes sofridos por crianças na cidade de Porto Velho/RO”, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UNIR/RO com dissertação intitulada “Perfil dos Acidentes de Trânsito na Zona Urbana do Município de Porto Velho/RO”. Especialista em Trânsito Urbano, Metodologia do Ensino Superior, Gestão e Supervisão Escolar e Professora de Ensino Superior na Faculdade UNIRON nas disciplinas de Fundamentos da Gestão Escolar e Estágio em Gestão Escolar. Possui Pesquisas e Publicações na área de Trânsito e de Educação de Trânsito. Participou da Elaboração do Plano Nacional, Estadual e Municipal de Segurança Viária. Atuou como Analista em Trânsito/Pedagoga no DETRAN/RO e como Conselheira do CETRAN/RO. Atualmente é Diretora do Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN da Prefeitura de Porto Velho.

MARIA ERMELINA BROSCH MALATESTA (Meli Malatesta): Arquiteta e urbanista, é doutora pela FAU/USP. Trabalhou por 35 anos na CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo – sempre dedicada à mobilidade ativa a pé e por bicicleta. Foi a idealizadora e a criadora da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP – Associação Nacional de Transporte Público. Mantém o Blog Pé de Igualdade e é professora e consultora de Mobilidade Ativa. Autora dos livros “Pé de Igualdade” (Ed. Prisma, 2018) e “A Rede da Mobilidade a Pé” (Ed. Annablume, 2018). Abordará o tema: “Mobilidade Ativa e o Futuro das Cidades

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner