.
Banner
Você está aqui: Home

Silvia Primila Garcia Raskovisch toma posse como Defensora Pública do estado de Rondônia

E-mail Imprimir

Nesta segunda-feira, 16 de agosto, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, deu posse a nova defensora pública aprovada pelo IV Concurso da instituição: Silvia Primila Garcia Raskovisch, no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) em Porto Velho. A posse é fruto de uma política de priorização da Administração  por novas nomeações e posses dos aprovados do IV concurso

Devido aos protocolos de segurança e de distanciamento social adotados durante a pandemia de Covid-19, a solenidade aconteceu com a presença reduzida de pessoas, ao mesmo tempo em que foi transmitida a convidados reservadamente por meio do aplicativo de reuniões Google Meets.

O Defensor Público-Geral, Hans Lucas Imimch, abriu a cerimônia de posse, dando boas-vindas aos presentes, e parabenizando a empossanda Silvia Primila pela aprovação e nomeação como defensora pública do estado de Rondônia.

“Parabéns pela aprovação e nomeação no IV concurso de defensoras e defensores da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Hoje você toma posse e pode ter certeza que estamos muito felizes com a sua chegada. Nesse momento, inicia-se um novo desafio e dentro de semanas ou meses, você estará atuando frente a um Núcleo da DPE-RO. Saiba que pode contar com a Administração Superior durante sua trajetória como defensora pública do estado de Rondônia”, frisou o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

Após a fala do Defensor Público-Geral, Silvia Raskovisch prestou o juramento e, logo após, realizou a assinatura do termo de posse. Na sequência Silvia, empossada como defensora pública, realizou o seu discurso de posse.

“Meu primeiro contato com a Defensoria Pública aconteceu, no início da faculdade, durante o período de estágio. A partir daquele momento experimentei outras possibilidades dentro do universo jurídico – monitoria, pesquisa, estágio em escritório – e gostei de todas elas!! Assim que terminei a faculdade, comecei a advogar. Também gostei! Mas o que me emocionava era a Defensoria Pública. E, nesse momento, decidi que seria defensora pública, em qualquer lugar desse país, independentemente das dificuldades que precisaria enfrentar”, relata a empossanda.

A defensora pública ressaltou, em seu discurso, também enfatizou a importância da Defensoria Pública para o contexto brasileiro. “Em um país racista, marcado por profundas desigualdades sociais, que ficaram ainda mais profundas e evidentes, no período da pandemia – o papel da Defensoria Pública assume especial relevância, em se considerado a atuação junto aos grupos vulneráveis – população em situação de rua, refugiados, deslocados internos, pessoas com deficiência, índios, quilombolas, mulheres vítimas de violência doméstica, vítimas de tortura, crianças e adolescentes, idosos, população LGBTQIA+ e presidiários e internos em cumprimento de medida de segurança e hipossuficientes”,

“Estou aqui, exatamente, para servir a estas pessoas (grupos vulneráveis e hipossuficientes). Essa é a minha missão institucional. E, para o implemento desse objetivo, comprometo-me a continuar estudando, a escutar com paciência, a exercitar ao máximo a empatia, a me empenhar no exercício da função, colocando à disposição desses grupos, todos os meios jurídicos e extrajurídicos, constitucionais, legais, convencionais e extraconvencionais, individuais e coletivos, com vistas à consecução de seus direitos, exercitando, ainda, diálogo interinstitucional”, continuou Silvia.

Quem é Silvia Raskovisch?

Silvia Primila Garcia Raskovisch é formada pela em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-graduada em Direito e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes. Foi aprovada no concurso de técnico superior judiciário da Defensoria Pública e como analista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Em 2018, publicou o artigo “Novas perspectivas conferidas ao mandado de injunção” e “Recorte histórico dos conceitos de falência e recuperação de empresas no Brasil” no portal Conteúdo Jurídico.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner