.
Banner
Você está aqui: Home

Nudem e Centro de Estudos da DPE-RO realizarão Webinário em homenagem ao Dia do Orgulho Lésbico

E-mail Imprimir

Todos os anos, em agosto, é comemorado o dia do orgulho lésbico, e a data 19 de agosto, foi escolhida em memória à primeira grande manifestação de mulheres lésbicas no Brasil, ocorrida em 1983. Neste dia em 1983, militantes lésbicas lideradas por Rosely Roth, acompanhadas de participantes de outros movimentos sociais, ocuparam o Ferro’s Bar em São Paulo, em protesto contra agressões lesbofóbicas ocorridas algumas semanas antes. O dia do Orgulho Lésbico foi escolhido em função da morte da ativista Rosely Roth.

Neste contexto, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio da atuação do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), em parceria com o Centro de Estudos da Instituição, vai promover na sexta-feira, 20 de agosto, às 18 horas (Horário de Rondônia), uma roda de conversa em homenagem ao “Dia do Orgulho Lésbico: entre avanços e dificuldades, acessos e ausências”, que será transmitido ao vivo pelo canal do youtube da instituição e pela plataforma Google Meet.

Para debater este tema, o evento contará com três palestrante:

Camilla Doudement Oliveira, Advogada, Especialista em Direitos Humanos e Democracia, Integrante da Rede Observatório LGBT+ do MA, Fundadora da Coletiva LesBi Sertão (Coletiva de Mulheres Lésbicas e Bissexuais), ativista e atriz integrante do TEFAR (Teatro Experimental Feminista e Anti Racista).

Luara Dias, feminista, Assistente Social, militante da Coletiva Lésbica Piauiense, mestranda em Políticas Públicas.

Mirian Rodrigues Pedrosa, afro-ameríndia, Licenciada em Física, Mãe, Líder dos movimentos feminista de Rondônia, pesquisadora de Interseccionalidade e membra do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde.

Quem realizará a mediação do webinário será a defensora pública e coordenadora interina do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM, especialista em Direito Constitucional e Pós-graduanda em Direito de Execução Penal, Isabela Moreira Campos.  A participação no evento ensejará o recebimento de certificado de participação de 1 hora e 30 minutos.

Participe!

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner