.
Banner
Você está aqui: Home

Defensoria Pública de Rondônia inicia implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

E-mail Imprimir

Como forma de promover e otimizar a eficiência administrativa da instituição, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia comunica a todas e os todos os membros e servidores sobre o início do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta eletrônica de gestão de documentos e processos eletrônicos.

O processo de implantação do SEI teve início na última sexta-feira, 8, com a edição do regulamento nº62/2021-GAB-DPE-RO, que instituiu e regulamentou o Sistema Eletrônico de Informação como o sistema eletrônico administrativo oficial da DPE-RO, além de dar outras providências. A implantação do SEI está alinhada com os trabalhados realizados no âmbito do Planejamento Estratégico da DPE-RO (2021-2024).

“Temos agora a oportunidade de utilizar esse sistema de processo eletrônico, cujo uso já é tão difundido entre diversos órgãos e entidades da administração pública, como o Governo do Estado de Rondônia e o Tribunal de Justiça do Estado”, ressalta o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich. “A implantação do SEI era um compromisso de gestão, lançada de forma prioritária no nosso planejamento de modernização da DPE, tornando-a mais célere, efetiva com economia de recursos públicos”, reforça.

O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e distribuído gratuitamente aos órgãos e entidades da administração pública.

O sistema permite a gestão de processos administrativos de maneira informatizada, desde a criação de novos processos, sua tramitação entre os setores, até o arquivamento dos mesmos, permitindo assim uma maior agilidade aos trâmites processuais e promovendo a economicidade aos cofres públicos.

Fases de implantação

Conforme cronograma definido pelo Comitê Gestor do SEI na DPE-RO, a implantação do sistema teve início nesta sexta, 8. O acesso ao ambiente de produção do SEI acontecerá pelo link https://sei.defensoria.ro.def.br/.

A DPE-RO utilizará o Curso “Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR”, oferecido pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública - EANAP, como meio de capacitação dos(as) usuários(as), sendo a participação obrigatória para os atuantes na área-meio, técnicos(as) administrativos(as) lotados(as) no interior, além de fiscais e gestores(as) de contratos.

De modo a garantir a capacitação continuada e o auxílio no manuseio diário do sistema, serão disponibilizados tutoriais e materiais diversos na aba destinada ao SEI na Wiki da Defensoria Pública (acessível em Sei).

No dia 3 de novembro de 2021, será realizada uma sessão de treinamento online, na qual a equipe de apoio do SEI estará disponível em um link público do Google Meet, que será divulgado posteriormente, com a finalidade tirar dúvidas e auxiliar os(as) usuários(as) e promover simulações e treino de utilização do sistema. A fim de facilitar o contato com o(a) usuário(a), será disponibilizado um grupo de suporte no WhatsApp no qual os usuários poderão auxiliar uns aos outros quanto à usabilidade.

Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner