.
Banner
Você está aqui: Home

Defensoria Pública do Estado de Rondônia empossa 8 novas defensoras e defensores públicos

E-mail Imprimir

“Hoje podemos dizer que somos defensoras e defensores públicos (...) Hoje é que iniciaremos o trajeto pela promoção dos Direitos Humanos, pela defesa intransigente dos direitos individuais e coletivos dos necessitados. A data de hoje representa o instante em que a Defensoria Pública do Estado de Rondônia confiou também a nós a defesa dos rondonienses mais frágeis, daqueles que não podem se defender sozinhos. Independentemente da cidade, a população de Rondônia está confiando que faremos a melhor defesa possível” – trecho do discurso de posse do Defensor Público substituto do Estado de Rondônia, Rafael Gonçalves Figueiredo.

Quarta-feira, 07 de dezembro, data especial para a Defensoria Pública do Estado de Rondônia e, principalmente, para os novos membros da instituição, empossados na manhã deste dia, em solenidade híbrida (semipresencial) presidida pelo Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, que contou com a presença de autoridades, empossandas e empossandos e convidadas e convidados. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube e pelo instagram da Defensoria Pública de Rondônia.

Ao todo, tomaram posse na Defensoria Pública de Rondônia oito Defensoras e Defensores Públicos, aprovados no último certame da instituição para ingresso de membras e membros: o IV Concurso Público para Defensor Público substituto do Estado de Rondônia.

Os empossados foram: Rafael Gonçalves Figueiredo, Rafaela Rodrigues Santos Feitosa de Alencar, Kesia Gonçalves de Abrantes Neiva, Bruna Grobberio Trancoso, Luana dos Santos Martins, André Henrique Pinto Marques Caracas, Eloise Moreira Campos Monteiro Barreto e Faues Rodrigues de Sá.

Quem presidiu a cerimônia e deu posse às novas defensoras e novos defensores foi o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, que saudou a todos. “Sejam bem-vindas e bem-vindos! A chegada de vocês é muito importante à Defensoria Pública do Estado de Rondônia, porque é recíproco. Vocês queriam chegar e nós queríamos recebê-los. É um dia festivo para a Defensoria Pública, é um dia importante não só pela questão legal, pois defensoras e defensores ajudam a população na resolução administrativa dos conflitos, através mediação, da conciliação, levando cidadania às pessoas. Defensores e Defensoras promovem a educação em Direitos conscientizando a população de seus direitos e deveres na sociedade”.

“E eu peço a vocês que façam a conexão com a origem da Defensoria Pública, com o espírito da Defensora e Defensor Público de Rondônia, que é um espírito esperançoso, um espírito trabalhador, um espírito que se importa com os outros, que se importa com o assistido, que está pronto para abraçar o assistido, e morrer abraçado com ao assistido sobre qualquer hipótese. É essa conexão que espero de vocês. A missão de vocês é uma missão sublime, que é atender a população vulnerável, levar justiça, brigar por um mundo mais justo, mais igual, mais solidário, mas não por pena, mas por um dever institucional. Vocês têm esse dever a partir de hoje”, exclamou Hans Lucas Immich.

Mesa de abertura

Junto ao Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, compuseram a mesa de abertura: O Procurador-Geral Adjunto do Estado de Rondônia, Tiago Cordeiro Nogueira, representando o Governador do Estado, Marcos Rocha; o Procurador-Geral da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Luciano José da Silva, representando o Presidente da ALE-RO, deputado estadual Alex Redano; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Isaías Fonseca Moraes, representando o Presidente do TJ-RO, Desembargador Paulo Kiyochi Mori; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Paulo Curi Neto; o Promotor de Justiça Carlos Grott, Diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), representando o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira.

Rito de Posse

Após a composição da mesa de autoridades, e a execução do Hino Nacional e do Hino Céus de Rondônia, aconteceu a entrada das empossandas e empossandos. Em seguida, a  empossanda Eloise Moreira Campos Monteiro Barreto realizou a leitura do juramento de posse, que foi repetido frase por frase pelos demais.

Ao final, da leitura do juramento de posse, aconteceu a assinatura dos termos de posse, com as chamadas de cada empossanda e empossando, que assinaram os seus termos e foram empossados como defensoras e defensores públicos do Estado de Rondônia pelo Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, receberando das mãos da Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia, Débora Machado Aragão, o bottom de Defensora e Defensor Público.

Em seguida, o orador da cerimônia, defensor público Rafael Gonçalves Figueiredo, leu o seu discurso de posse em nome dos demais. A cerimônia foi finalizada com as falas das autoridades da mesa de honra, com o fechamento para a fala do Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.


Joomlart
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner