Por Paulo Silvestrini

Na última segunda-feira, 27, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou do Fórum Nacional de Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), evento organizado pelo Tribunal de Contas, e que marca o início das festividades em comemoração aos 41 anos da Corte de Contas e do Ministério Público de Contas em Rondônia. O evento, no auditório do TCE-RO, reuniu membros, procuradores, servidores, representantes de órgãos estaduais, especialistas e convidados de todo o Brasil.
O Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, representou a Defensoria Pública durante a abertura do evento, participando do dispositivo de autoridades. “Como defensor público, trago o recado da nossa classe de muita gratidão ao Tribunal de Contas do Estado, pois reconhecemos o quanto o Tribunal é essencial para o crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública. Com esse apoio, a Defensoria Pública de Rondônia é uma das poucas do país que está presente em todas as Comarcas do Estado. E agora, estamos com um projeto de ampliar o atendimento da instituição a todos os municípios de Rondônia, e isso só está sendo e será possível graças ao apoio de todas as demais instituições do estado, e principalmente graças ao apoio dessa Corte de Contas, que este ano completa 41 anos de existência. Parabéns ao Tribunal de Contas!”, destacou enquanto fazia o uso da palavra.


Após o desfazimento da mesa de autoridades, teve início o ciclo de palestras do Fórum com a apresentação da palestra magna “O CEOD e o Futuro do Controle Externo”, ministrada pelo presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra. Na terça-feira, 28, o seminário contou com painéis, mesa-redonda e estudos de caso, com foco em temas como futuro do Controle Externo e a transversalidade da ciência de dados dos Tribunais de Contas. Já os painéis do último dia, 29, do Fórum Nacional abordam o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de desenvolvimento do CEOD e do controle da Administração Pública.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, ressalta a importância de se celebrar os 41 anos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, ressaltando todo o caráter inovador da instituição. “É com grande satisfação que parabenizo o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia pela sua notável trajetória de 41 anos, marcada por um compromisso inabalável com a transparência e a eficiência no controle dos recursos públicos. Hoje, celebramos não apenas a história, mas também o futuro, com a realização do transformador Fórum Nacional de Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados. Este evento reflete a vanguarda do Tribunal em adotar tecnologias avançadas e soluções inovadoras, reforçando sua missão de promover uma gestão pública mais eficaz e responsável”, ressalta.