
Nesta quarta-feira (9), a Defensoria Pública de Rondônia participou da entrega de ‘Voto de Louvor’ a autoridades e sociedade civil em reconhecimento pela luta da igualdade racial. O defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima, também recebeu o reconhecimento pela instalação do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Cultural da Defensoria Pública, à implementação da política de cotas para estagiários de pós-graduação e graduação, bem como ao apoio à promoção da igualdade racial e ao combate às violências étnico-raciais.

O evento aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa e foi proposto pela deputada estadual Cláudia de Jesus. A solenidade foi marcada por reafirmações das políticas públicas contra o racismo em Rondônia. O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) reconheceu autoridades e sociedade civil que atuam em diversos setores.



“A Defensoria Pública tem trabalhado diariamente para garantir que o acesso à justiça seja de fato universal, com ações afirmativas dentro da própria instituição, mas ainda há muito a ser feito. O enfrentamento ao racismo não é tarefa de um setor, de uma instituição ou de um momento. É uma luta diária, coletiva, e que exige coragem para transformar estruturas profundamente enraizadas”, destacou o também homenageado, defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima.
Além do defensor público-geral, a ouvidora-geral externa da DPE-RO, Amanda Michalski da Silva foi homenageada.