
Nesta sexta-feira, 4, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia deu boas-vindas à nova defensora pública, Flávia Carósio Góes, que tomou posse após ser aprovada no 5º Concurso para membros da instituição. A solenidade contou com a presença de defensores, servidores e familiares da empossada.
A cerimônia foi aberta pelo Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, que deu início ao evento. Em seguida, a chefe de gabinete, a defensora Sílvia Raskovisch, conduziu o juramento do cargo pela nova defensora. Após o juramento, Flávia Carósio Góes assinou o termo de posse e recebeu sua carteira funcional das mãos do Defensor Público-Geral.


Estiveram presentes na mesa de abertura, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, o Subdefensor Público do Interior e Atuação Estratégica, Diego de Azevedo Simão, o Corregedor-Auxiliar, Rafael de Castro Magalhães, a Chefe de Gabinete, Sílvia Raskovisch, a representante da Associação dos Defensores Públicos e Defensoras Públicas do Estado de Rondônia (Adepro), defensora Denise Luci Castanheira, a Secretária de Gestão de Administração e Planejamento, defensora Beatriz Andrade Chaves, e a Diretora de Gestão Estratégica, defensora Rithyelle Medeiros Bissi.

Natural do estado de São Paulo, Flávia destacou o apoio recebido e a trajetória percorrida até o momento, além de destacar este novo compromisso que assume com a instituição e a população mais vulnerável. “De Ribeirão Preto a Porto Velho são exatos 2720 Km de distância, carregados de saudade, frio na barriga e, confesso, de um certo medo, mas também de muita disposição e vontade de desempenhar com maestria o exercício do cargo de Defensora Pública, zelando pelos direitos e interesses dos grupos sociais mais vulneráveis”.
A defensora Denise Luci Castanheira, representante da Adepro, entregou o bottom referente ao cargo para a nova defensora e parabenizou a empossada pelo cargo. “Hoje, a sua história se associa definitivamente com a história da Defensoria do Estado de Rondônia, que cumpre diariamente o seu dever constitucional de acesso à justiça aos necessitados. Em nome da nossa Associação de Defensores e Defensoras, eu lhe dou as boas vindas a essa honrosa missão de vida que é ser defensora pública.”
O Corregedor Auxiliar, Rafael de Castro Magalhães, discursou sobre a importância do apoio familiar na caminhada dos estudos e sobre a trajetória desafiadora, mas gratificante que é a carreira de Defensor Público. “Não tenho dúvida que o dia de hoje é o resultado de uma caminhada de muita dedicação, muito esforço e resiliência. Hoje celebramos, não apenas a sua vitória, mas também o início de uma trajetória repleta de desafios e, sobretudo, realizações.”
Além disso, a Secretária-Geral, Beatriz Andrade Chaves, ressaltou a importância da chegada de mais uma mulher aos quadros de Defensora da instituição. “A posse de uma nova defensora pública simboliza a representatividade feminina, tão importante para a nossa instituição. Desejo que você seja caminho, canal de transformação social na vida de cada assistida e assistido que você atender aqui. A população de Rondônia precisa de defensoras aguerridas que se lembrem diariamente do seu propósito.”
O Subdefensor Público-Geral do Interior e Atuação Estratégica, Diego de Azevedo Simão, deu as boas-vindas à nova defensora e ressaltou a unidade e comprometimento da Defensoria com os integrantes e sua missão institucional. “Hoje nasce uma defensora pública. Conte conosco. A Defensoria é uma instituição unida, uma instituição comprometida com a assistência jurídica e estará ao seu lado para lhe ajudar e dar condições para que realize o melhor trabalho possível.”
Por fim, o Defensor Público Victor Hugo parabenizou a empossada e salientou o trabalho realizado pela instituição. “Nessa acolhida, nesse ato de boas-vindas, quero dizer que a instituição da Defensoria Pública vem cada vez mais se aprimorando, se estruturando, para conseguir atender mais pessoas em vulnerabilidade em nosso estado. No entanto, tudo isso só se sustenta com propósito. E nosso propósito sempre foi, e sempre será, de atender as pessoas vulneráveis do nosso estado. Com esse sentimento, nós recebemos você, tendo certeza que irá compor nossa equipe de forma ativa e efetiva.”, finalizou.
