
A Defensoria Pública de Rondônia alerta a população sobre tentativas de golpes em que criminosos se passam por representantes da instituição para extorquir assistidos e assistidas. As abordagens são feitas via aplicativo de mensagens, WhatsApp, e incluem promessas de liberação de valores de sentença judicial, mediante pagamento de taxas ou o envio de dados pessoais.
A DPE-RO reforça que todos os seus serviços são integralmente gratuitos e que em nenhum momento do pré ou pós-atendimento solicita pagamento de qualquer quantia. Além disso, informações sensíveis, como senhas e dados bancários, não são solicitados via telefone ou aplicativo de mensagens.
Em caso de suspeita de golpe, a orientação é entrar em contato, de forma imediata, com os canais oficias da instituição. Os números da Corregedoria Geral – 69 99217-3106 e do Núcleo de Segurança Institucional (NSI) – 9 9236-2290? estão disponíveis para ligações e mensagens. Caso o assistido tenha sido atendido por núcleo específico, a tentativa de golpe também pode ser informada no número de atendimento. Além disso, é possível procurar o núcleo da Defensoria Pública mais próximo para sanar qualquer dúvida.
Reforçamos que todos os atendimentos da Defensoria Pública de Rondônia são gratuitos e que qualquer tentativa de golpe seja informada e denunciada.