
Nesta terça-feira, 20, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) participou da 97ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Defensoras e Defensores Público-Gerais (Condege) realizada em Brasília, na sede da Defensoria Pública do Distrito Federal. A reunião tem como objetivo traçar estratégias nacionais para o fortalecimento da atuação das Defensorias Públicas no país.


O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, representou a DPE/RO no evento, com a presença de defensores gerais dos demais estados da federação. Durante o evento, o Condege elegeu a nova diretoria executiva do conselho para o período 2025/2026.
A nova diretoria é composta pelos seguintes Defensores Públicos-Gerais: Maria Luziana Ribeiro de Castro, da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), como presidente; Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves (DPE-TO), como vice-presidente; Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, da Defensoria Pública do Piauí (DPE-PI), como secretária-geral; Maria Madalena Abrantes Silva, da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), como secretária adjunta; e Vinícius Chaves de Araújo, da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPE-ES), como coordenador-geral. Para o Conselho Fiscal, foram escolhidos Mônica Palheta Furtado Belém, da Defensoria Pública do Pará (DPE-PA), como presidente; José Leó de Carvalho Neto (DPE-SE); Ronaldo Francisco (DPE-SC); e Pedro Paulo Gasparini (DPE-MS).

Foto: Jaqueline Nascimento/DPE-RO
Victor Hugo destacou a importância dos encontros entre gestores para a formulação de estratégias para a Defensoria. “Reunir os Defensores Públicos-Gerais dos estados é uma oportunidade valiosa para troca de experiências, construção coletiva de soluções e alinhamento estratégico diante dos desafios que enfrentamos na promoção dos direitos humanos e na defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade.”


Além da eleição dos novos gestores, outras pautas foram debatidas pelos participantes: apresentação do Selo Institucional em Homenagem ao Dia da Defensoria Pública – 19 de maio, lançamento do edital de alteração do estatuto do conselho, reforma da nova sede do Condege, entre outras providências internas e externas da organização.