
Nesta quarta-feira, 07, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) participou da aula inaugural do Doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça – DHJUS realizada no auditório do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. A abertura contou com a presença do juiz e vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Rodrigo Mudrovitsch, que realizou a palestra sobre o tema “Corte e Controle de Convencionalidade”.
O programa de doutorado é uma iniciativa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com os órgãos do sistema de justiça. A proposta tem como objetivo fomentar a formação especializada de operadores do direito, para que possam promover um cenário jurídico comprometido com os direitos humanos, com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e em conformidade com as normas internacionais.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, assinou o Termo de Cooperação com o DHJUS, e destacou a relevância do programa: “Essa parceria traz um programa de doutorado concedido a partir de uma realidade amazônica. Uma realidade muito própria que se volta para a promoção dos direitos humanos e desenvolvimento da justiça, em especial, nos contextos de vulnerabilidade social e invisibilidade histórica experimentada por muitas das nossas comunidades”.
Estiveram presentes na aula inaugural as defensoras Silvia Raskovisch, Rithyelle Bissi, Flávia Albaine e os defensores Sérgio Muniz Neves, André Villas Boas e Bruno Rosa Balbé.

Na mesa de abertura,também marcaram presença o professor da Universidade de Salento, na Itália, Rafaelle Di Giorgio, a reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marília Pimentel, o desembargador Decano do TJ/RO, Roosevelt Queiroz, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus, o diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel e a coordenadora do programa, professora Dra. Aparecida Zuin.