
Juntamente a outras instituições parceiras, o Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Rondônia em Nova Brasilândia esteve presente no colégio municipal Machado de Assis para participar de um evento em alusão ao maio laranja, campanha de conscientização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
O defensor público Pedro César, coordenador do Núcleo de Nova Brasilândia, representou a Defensoria Pública ao proferir uma palestra sobre o tema para as crianças e adolescentes.
“A palestra foi desenvolvida para conscientizar crianças e adolescentes para que consigam identificar situações em que possam ser vítimas do abuso e da exploração sexual, inclusive com a cientificação da rede de apoio para que também saibam onde buscar o auxílio devido”, explica o defensor público.
Pedro César frisa que a Defensoria Pública é uma das instituições integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente e atua na linha de frente da defesa dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, garantindo que as vítimas recebam proteção adequada, apoio psicológico, acesso à saúde e à justiça.
“Para além da conscientização e educação em direitos, atuamos diariamente para assegurar medidas protetivas, acolhimento institucional quando necessário e o acompanhamento de toda a rede de proteção”, ressalta.
