
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia deu boas-vindas, nesta terça-feira, 09 de julho, aos novos defensores públicos substitutos da instituição: Antônio Crispim de Oliveira e Gabrielle Ferreira Lima. Ambos foram aprovados no 5º Concurso Público para defensores e defensoras públicas substitutas do Estado e tomaram posse em solenidade realizada no auditório do prédio-sede da DPE-RO, em Porto Velho. O evento contou com a presença do Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, de membros(as) da instituição, servidores(as), familiares, amigas(os) e convidadas(os) dos(as) empossados(as).
Ritos da posse
Durante a cerimônia, os(as) novos(as) defensores(as) realizaram o tradicional Juramento de Posse, conduzido pela Chefe de Gabinete, Silvia Raskovisch, comprometendo-se a defender com dedicação e ética os direitos da população. Em seguida, assinaram o Termo de Posse e receberam o bottom institucional das mãos da Diretora do Centro de Estudos, Késia Gonçalves, no ato representando a Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Rondônia, Débora Machado, marcando simbolicamente a entrada oficial no corpo funcional da DPE-RO.
Discursos da solenidade
Em suas falas, tanto Gabrielle quanto Antônio expressaram gratidão pelo apoio recebido ao longo da jornada até a posse, destacando o significado pessoal e profissional da chegada à Defensoria Pública. Gabrielle ressaltou o papel humanizador da instituição e o desejo de ser ponte entre os direitos e quem mais precisa. Antônio, por sua vez, reforçou o compromisso com a justiça social e com o acesso à dignidade para os(as) assistidos(as).


Logo após a fala dos empossandos, as autoridades que compuseram o dispositivo de autoridades também realizaram os seus discursos. Ao fim, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, parabenizou os presentes e deu boas-vindas a nova defensora e ao novo defensor público.
“Espero que vocês sejam propulsores dessa grande onda verde e que possam com suas respectivas atuações levar esperança, empatia, e muita dedicação a nossa população vulnerável de Rondônia. Que essa posse seja o início de uma jornada muito bonita que certamente vamos compartilhar com vocês. Contem sempre com a gente, e com toda a Administração Superior da Defensoria Pública para exercer suas funções com exercício de suas prerrogativas, com muita independência e autonomia, sempre com o objetivo de atender nossas assistidas e nossos assistidos”, ressaltou o Defensor Público-Geral.
