
Na última sexta-feira, 8, durante a 309ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública de Rondônia, foi realizada a solenidade de posse do novo Ouvidor-Geral externo da instituição para o biênio 2025-2027, Hebert Novaes.
Conduzida pelo presidente do Conselho Superior, Defensor Público-Geral, Victor Hugo, a solenidade contou com a presença de todas as conselheiras e conselheiros, de maneira presencial e virtual; da Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro); Débora Machado; do Assessor Jurídico-Chefe, Rafael de Castro Magalhães; do Corregedor-Auxiliar, Jean Carlo Leandrus; de familiares e convidados(as).
Durante a reunião, o Ouvidor-Geral externo Hebert Novaes foi convidado a realizar o juramento de posse, lido pelo Defensor Público-Geral, Victor Hugo, e depois assinou o Termo de Posse, sendo confirmado no cargo para o biênio 2025-2027.
Em seu discurso, Hebert ressaltou o papel de escuta da Ouvidoria e seu compromisso com a transformação social. “Hoje assumo com profunda honra e senso de responsabilidade a função de Ouvidor-Geral externo da Defensoria Pública. Este não é apenas um marco na minha trajetória pessoal, mas também um compromisso público com a Justiça Social, com os Direitos Humanos e principalmente com a escuta verdadeira da população. Assumo essa função com a convicção de que a Ouvidoria-Geral deve ser um espaço vivo de escuta popular qualificada e transformadora”, destacou Hebert Novaes.

Após o discurso de Hebert todos os participantes da reunião puderam utilizaram-se da fala para parabenizar o novo empossado, destacando a importância da atuação da Ouvidoria-Geral externa da Defensoria Pública.
Por fim, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo, também utilizou-se da palavra para parabenizar e dar boas-vindas ao novo Ouvidor. “Temos certeza que você (Hebert) tem toda a sensibilidade e aptidão necessária para exercer cargo de Ouvidor externo da Defensoria Pública, cargo que tem essa missão de aproximar a instituição das pessoas que são nosso público-alvo, das pessoas que precisam da Defensoria, e que são a razão de existir da instituição. Nessa jornada tão nobre, tão importante, você veio para agregar muito valor a este trabalho”, destacou.
