
Neste último sábado, 23, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou da 1ª edição do Casamento Comunitário, realizado pela Prefeitura de Porto Velho. A cerimônia reuniu 61 casais que oficializaram a união e celebraram o dia tão especial ao lado de familiares e amigos.
Os casais tiveram direito a quatro convidados e receberam gratuitamente toda a estrutura necessária, incluindo a certidão de casamento, o que representa a promoção da dignidade, cidadania e o começo de uma linda história para essas famílias.


O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, esteve presente na solenidade e parabenizou os casais pela decisão de consolidar a vida em conjunto. “Mais do que um ato simbólico, este casamento comunitário representa a concretização de garantias fundamentais. A Defensoria Pública se empenha em assegurar que todas as pessoas tenham acesso à justiça e à cidadania, e momentos como este refletem nosso compromisso com a inclusão social e com a valorização da dignidade humana”, destacou.

O prefeito da cidade de Porto Velho, Léo Moraes, celebrou a realização deste primeiro casamento e sua importância para a promoção de direitos. “Hoje celebramos o amor e a união de mais de 60 casais. Isso é segurança jurídica e a condição de formarem um núcleo familiar, de onde vai emanar amor, orientação, educação e disciplina. Uma estrutura familiar bem consolidada é a garantia de uma sociedade mais próspera”, declarou.
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia celebra, junto com a população, a realização de direitos e o fortalecimento da cidadania. O Casamento Comunitário vai além de uma cerimônia: representa inclusão social e a construção de novas histórias de vida.