
E a espera acabou! Após uma votação popular para a escolha do seu nome, a nova assistente virtual da Defensoria Pública, Lia, está se preparando para entrar em funcionamento em breve.
Lia, cujo nome simples, curto e de fácil assimilação foi escolhido por 48% dos votos, estará presente no canal de WhatsApp oficial da Defensoria Pública de Rondônia, que será divulgado no site da instituição. A nova assistente faz parte do projeto que visa unificar todos os números de WhatsApp utilizados atualmente pela instituição para atendimento ao público em todo o estado, criando um canal único e exclusivo de comunicação (canal Omnichannel).
O papel de Lia será o de auxiliar assistidas e assistidos que procuram o atendimento virtual, recepcionando as pessoas, assimilando suas demandas e apontando as vias e os contatos adequados para que seus problemas sejam solucionados sem que seja necessário o deslocamento presencial do/a assistido/a.
Segundo o Chefe de Departamento de Sistemas, Patrick Muniz, o fluxo de atendimento contemplará duas etapas. “Se for o primeiro contato, ou seja, o assistido nunca conversou com a DPE-RO antes, a assistente virtual realizará o primeiro atendimento, coletando dados básicos, e o(a) direcionando ao Núcleo da instituição responsável pela respectiva comarca. Se o assistido já figura como parte em algum processo, ou já teve o atendimento iniciado pela Defensoria, será direcionado diretamente ao local exato para a resolução de sua demanda”, explica.
Para a Diretora de Gestão Estratégica da Defensoria Pública, Rithyelle Bissi Nascimento, a adoção de um canal único de comunicação com assistente virtual busca padronizar, otimizar e aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos/as assistidos/as por meio dos canais digitais, garantindo uma experiência eficiente. “Ao unificarmos os canais de comunicação da DPE-RO, tornamos todo o atendimento mais simples e direto, evitando que o/a assistido/a se perca diante de listas extensas com diversos números diferentes. Em breve, a Defensoria Pública contará com um atendimento virtual auxiliado pela assistente Lia para recepcionar e direcionar os usuários dos serviços da DPE-RO”.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, reitera a importância da chegada da assistente virtual. “A chegada da Lia representa mais um passo da Defensoria Pública de Rondônia no compromisso de estar cada vez mais próxima da população. Com tecnologia, inovação e humanização, buscamos oferecer um atendimento acessível, ágil e acolhedor, garantindo que cada pessoa encontre na nossa instituição o apoio e a orientação de que precisa”