
Na última semana, o defensor público Fábio Roberto de Oliveira Santos recebeu, da Câmara Municipal de Porto Velho, o Título de Cidadão Honorário de Porto Velho. A homenagem, de autoria do vereador Dr. Santana, reconhece a trajetória e atuação de Fábio na promoção da justiça e na defesa dos direitos da população em Rondônia.
Ingressando na Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) em 2011, aprovado no 1º Concurso Público para o cargo de Defensor Público Substituto, Fábio Roberto tem sua carreira marcada pelo combate ao racismo e pela proteção dos direitos dos assistidos.
Atualmente, é coordenador do Núcleo Especializado de Promoção da Igualdade Étnico-racial e Cultural (NUERC) da DPE-RO, Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Conselheiro Municipal de Porto Velho, além de integrar diversas comissões e conselhos voltados à valorização da diversidade e à equidade racial. Também contribui no campo acadêmico como autor, palestrante e avaliador científico.


Idealizador dos projetos “Teatro de Bonecos da Turma da Mel contra o Racismo” e “Direitos Humanos em Conexão com Você”, Fábio alia conhecimento jurídico, engajamento social e criatividade na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Ao receber a honraria, o defensor destacou: “Receber o Título de Cidadão Honorário de Porto Velho é uma grande honra e um reconhecimento que me emociona profundamente. Agradeço à Câmara Municipal e ao vereador Dr. Santana pela iniciativa. Dedico esta honraria às pessoas assistidas pela Defensoria Pública, que são a razão maior do nosso trabalho, e a todos aqueles que lutam pela igualdade racial, pela justiça e pela construção de uma sociedade mais inclusiva.”
Além desta homenagem, Fábio já foi agraciado com votos de louvor da Assembleia Legislativa de Rondônia (2022, 2023 e 2024), moção de aplausos da Câmara Municipal de Ji-Paraná (2023) e com a Comenda Estadual Tereza de Benguela (2022), concedida a personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial e de gênero.
