
Neste domingo, 30, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou da caminhada pela adoção, no espaço alternativo. A caminhada é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e marcou o encerramento da campanha de mobilização em prol do direito à convivência familiar e comunitária, realizada durante o mês de novembro em celebração ao Dia Mundial da Adoção.
A ação contou com parceria da Defensoria Pública do Estado de Rondônia e de demais instituições engajadas na causa, reforçando a importância do direito à convivência familiar e comunitária.
Representando a Defensoria Pública, estiveram presentes o defensor público Daniel Mendes de Carvalho e a defensora pública Denise Luci Castanheira.


A defensora Denise destacou a importância simbólica do ato. “A adoção transforma vidas — e não apenas a vida da criança. Ela transforma a comunidade, a família, as nossas próprias lentes sobre o mundo. Cada passo nessa caminhada é um passo rumo a uma sociedade mais amorosa, mais justa e mais humana.”
O Defensor Daniel Mendes de Carvalho ressaltou a parceria da DPE-RO com a iniciativa do Tribunal de Justiça. “A Defensoria Pública é parceira em iniciativas que fomentem a adoção de crianças e adolescentes. Levar à população o conhecimento de que o processo é desburocratizado e humanizado é fundamental para estimularmos a adoção, principalmente de crianças que já ultrapassaram a primeira infância. Por isso, a Caminhada para a Adoção, é uma belíssima iniciativa para incentivar esse ato de puro amor”, finalizou.
