
A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Resolução Extrajudicial de Conflitos (Nurec), participou da homenagem da Assembleia Legislativa Estadual aos conciliadores e mediadores do Tribunal de Justiça de Rondônia que atuam na promoção do diálogo e na pacificação social no estado, em solenidade que também homenageou o Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Inativos, Pensionistas e Transpostos para os Quadros da União no Poder Judiciário de Rondônia (Sinjur) e a CB PM Fábia Regina Araújo de Lima.
Durante a solenidade, foram entregues votos de louvor ao Sinjur e também a diversas equipes que atuam na conciliação e na mediação judicial e extrajudicial. Para a defensora pública Denise Luci Castanheira, coordenadora do Nurec da DPE-RO, a homenagem simboliza o reconhecimento de todos que contribuem para o fortalecimento das políticas de acesso à Justiça.
“O Nurec tem o compromisso de oferecer à população caminhos simples, céleres e pacíficos para a resolução de conflitos. Estar aqui hoje, celebrando o Sinjur e todos os profissionais que constroem diariamente uma Justiça mais acessível, reforça a importância desse trabalho coletivo em prol do cidadão”, destacou.
A deputada Cláudia de Jesus, autora da solenidade, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos servidores homenageados. “Celebrar o Sinjur é celebrar a força do serviço público. Cada profissional aqui reconhecido ajuda a construir uma Justiça mais eficiente e acessível”, declarou.
A presença da coordenadora do Nurec evidenciou o compromisso institucional da Defensoria Pública com o aprimoramento dos métodos alternativos de resolução de conflitos, reafirmando o papel essencial da autocomposição na construção de uma sociedade mais justa e pacificada.


