
Na última segunda-feira, 01, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia reinaugurou o Núcleo de Atendimento da instituição na Comarca de Buritis, após uma reforma completa que modernizou e reestruturou o prédio-sede.
O espaço interno foi totalmente repensado para oferecer mais conforto, eficiência e acessibilidade. O prédio recebeu novas salas de trabalho, incluindo um hall de entrada ampliado e gabinetes para membras(os). A acessibilidade também foi aprimorada, com a instalação de rampas, piso tátil, sinalização adequada e outras estruturas essenciais. Banheiros, corredores e demais áreas de circulação passaram por melhorias, garantindo um ambiente mais acolhedor e funcional para assistidos(as) e colaboradores(as).
Solenidade de reinauguração
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades do Sistema de Justiça e do Poder Executivo Municipal, que destacaram a importância da reforma para o fortalecimento do atendimento à população.
Compuseram o dispositivo de honra, com direito à fala: a defensora pública Karoline Pescador, coordenadora do Núcleo; o defensor público Pedro Graziel; o prefeito de Buritis, Valtair Fritz; o promotor de Justiça, Fabiano Marques; o juiz titular da Comarca de Buritis, Brenno Amorim; o Subdefensor Público-Geral, Diego César dos Santos; e o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima.
Durante o evento, as autoridades ressaltaram o papel da Defensoria Pública como instituição essencial à promoção de direitos e à garantia de acesso à Justiça.
Em sua fala, o prefeito Valtair Fritz destacou a relevância da reinauguração do Núcleo de Buritis. “É uma honra muito grande estar aqui na reinauguração de um prédio que considero à altura do crescimento e do potencial de Buritis”, afirmou.


A defensora pública Karoline Pescador, coordenadora do Núcleo, também enfatizou os impactos da reforma: “A reforma transformou não só o nosso ambiente de trabalho, mas também todo o espaço de recepção e atendimento aos nossos assistidos”, destacou.
Por fim, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, ressaltou que a inauguração do novo espaço representa o compromisso permanente da instituição em ampliar e qualificar o atendimento à população. O gestor lembrou que, no último ano, a Defensoria ultrapassou 380 mil atendimentos em todo o estado, com projeção de alcançar 400 mil até dezembro — mesmo diante de uma estrutura ainda em expansão. Ele destacou que esses resultados só são possíveis graças à dedicação das equipes: “Nada disso seria possível sem as pessoas que fazem a Defensoria ser o que ela é, e cada um de vocês, aqui em Buritis, comprova isso com trabalho e comprometimento”.
Victor Hugo reafirmou ainda o compromisso da Administração Superior em garantir melhores condições de trabalho e fortalecer a presença institucional junto à comunidade, ressaltando que o novo espaço permitirá acolher com mais dignidade as pessoas que mais precisam. “Queremos evoluir sempre, porque a Defensoria é transformação na vida das pessoas e continuará presente para que todos possam ser autores da própria história”, concluiu.
A reinauguração marca um novo capítulo para o Núcleo da Defensoria em Buritis, fortalecendo o atendimento às demandas da população e reafirmando o compromisso da instituição com a defesa dos direitos de todos(as).
