
Na manhã desta terça-feira, 10, o Núcleo de Atenção à Saúde da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (NAS) reuniu-se com a Equipe Matricial de Cuidados Paliativos (EMCP) do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, para conhecer os detalhes do projeto “Café com Cuidado”, desenvolvido na unidade de saúde de Porto Velho.
Apresentado como um projeto voltado ao paciente e à sociedade, o “Café com Cuidado” promove espaços de diálogo, educação e articulação interinstitucional com o intuito de promover reflexão sobre a morte como um processo natural da vida, com foco especial no respeito às escolhas, valores e crenças culturais e espirituais de cada indivíduo.
A reunião contou com a presença da equipe do NAS coordenada pelo defensor público Sérgio Muniz Neves, e da equipe do João Paulo II, composta pela psicóloga coordenadora da EMCP, Bruna Albuquerque, da enfermeira Ivana Cortez, e da médica coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar, Elza Pereira.
Durante a reunião, foram apresentados os objetivos e as ações desenvolvidas pelo projeto, bem como as possibilidades de articulação com a Defensoria Pública.
Para o coordenador do NAS, defensor público Sérgio Muniz Neves, a iniciativa fortalece a humanização no atendimento em saúde. “O projeto ‘Café com Cuidado’ promove diálogo, orientação e respeito à dignidade da pessoa humana, especialmente em momentos delicados para pacientes e familiares”, destacou.
