
Os resultados da implementação e as ações em execução do primeiro Programa de Integridade da Defensoria Pública do Estado de Rondônia foram apresentados nesta segunda-feira, 22, em evento com a participação do advogado Rodrigo Pironti, CEO da empresa responsável pela condução do processo de estruturação e desenvolvimento da iniciativa.
A apresentação reuniu membros, servidores e colaboradores da instituição para a exposição das medidas já implementadas e das próximas etapas previstas no plano de integridade, que tem como objetivo consolidar uma cultura organizacional pautada pela ética, transparência, governança, gestão de riscos e conformidade.
Durante o evento, Pironti destacou que a Defensoria Pública passa a contar com um Programa de Integridade sólido e estruturado, apto a ser submetido a certificações internacionais de qualidade e conformidade. Segundo ele, a iniciativa coloca a instituição em sintonia com os mais modernos padrões de governança pública, fortalecendo a transparência, a confiança da sociedade e a eficiência administrativa.

Para o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, a implementação do Programa representa um marco para o fortalecimento institucional da Defensoria Pública. “Mais do que atender a boas práticas de governança, estamos consolidando uma cultura de responsabilidade, transparência e compromisso com a sociedade. O Programa de Integridade reforça a credibilidade da instituição e contribui para a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, afirmou.
Além da presença dos membros da Administração Superior da Defensoria Pública, o dispositivo de autoridades contou também com a participação da juíza de Direito, Membra do Comitê de Ética e Integridade, Rejane de Souza Gonçalves Fraccaro; e do Coordenador de Planejamento e Gestão do Ministério Público do Estado, Promotor de Justiça, Jesualdo Eurípedes Leiva de Faria.

