
Na última quinta-feira (17), a Defensoria Pública de Rondônia, atendendo a convite da Prefeitura de Porto Velho, esteve no distrito de Calama — uma das localidades impactadas pela cheia do Rio Madeira. A comunidade abriga cerca de 2 mil famílias.
Participaram da visita o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima, e o subdefensor público-geral, Diego Cesar dos Santos. Durante a ação, eles acompanharam a entrega de cestas básicas e medicamentos às famílias atingidas, além de conhecerem de perto a realidade e as necessidades da comunidade local.

“A presença da Defensoria Pública em momentos como esse reafirma o nosso compromisso com a população. Vir ao distrito de Calama nos permite entender melhor as demandas locais e fortalecer a atuação institucional em defesa dos direitos dessas famílias”, afirmou o defensor público geral.
A comitiva contou ainda com representantes da Prefeitura de Porto Velho, Polícia Federal, OAB/RO, Polícia Militar e Exército Brasileiro. A população local também recebeu atendimentos médicos e odontológicos com o apoio da Marinha do Brasil, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Soares de Meirelles.



Para o subdefensor público-geral, Diego Cesar dos Santos, a visita foi “um momento importante para ouvir e sentir de perto o impacto da cheia. Nosso papel é estar presente nas comunidades, buscando soluções e acolhendo quem mais precisa.”
A campanha interna da Defensoria Pública aos atingidos pela cheia continua assim reforçando o compromisso com a promoção da cidadania e o acesso aos direitos fundamentais.