
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou da abertura do “I Seminário de Escuta Especializada:“Rede que Acolhe, Escuta que Protege”, voltado à capacitação de profissionais que atuam na linha de frente da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O evento ocorre no município de Cacoal, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto.
A realização do curso reforça o compromisso da rede local de Cacoal em construir uma atuação integrada, acolhedora e tecnicamente qualificada, que respeite os direitos das crianças e adolescentes e enfrente, de forma efetiva, todas as formas de violência.
A formação é ministrada integralmente pela psicóloga jurídica Daniela Zeponi Garcia, referência nacional em escuta especializada e protegida. Com ampla experiência e conhecimento na área, a especialista orienta práticas institucionais alinhadas à Lei Federal nº 13.431/2017, marco legal do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.
Na abertura do evento, realizada na segunda-feira, 28, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia foi representada pelo defensor público Roberson Bertone de Jesus, titular da 5ª Defensoria de Cacoal. Ao lado de diversas autoridades e representantes da rede de proteção, o defensor destacou o papel estratégico da capacitação para o aprimoramento do atendimento prestado à população infantojuvenil.
“O curso chega em um momento essencial para Cacoal, pois promove a qualificação técnica e a humanização do atendimento às nossas crianças e adolescentes. Garantir uma escuta qualificada é proteger, com seriedade e sensibilidade, aqueles que mais precisam do Estado”, afirmou o defensor Roberson Bertone.
A formação também conta com a participação de representantes de instituições como CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação, OAB-Cacoal, Abrigo Pingo de Gente, entre outras entidades comprometidas com a proteção integral da infância e juventude.