
O Defensor Público Eduardo Borges Guimarães, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Coletividade (NUDHC) da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), foi agraciado, neste mês de novembro, com o Título de Cidadão Honorário de Porto Velho. Sob autoria do vereador Dr. Santana, a honraria é a mais alta concedida pela Câmara Municipal da capital rondoniense.
A decisão legislativa que aprovou a concessão do título fundamentou-se na destacada atuação institucional do Defensor, especialmente em sua gestão à frente do NUDHC. Seu trabalho tem sido crucial em agendas de importante relevância social para o município.
Entre as pautas centrais que orientam o Núcleo, destacam-se a regularização fundiária, a defesa em demandas possessórias e a promoção do direito à moradia.
Ao receber a homenagem, o defensor ressaltou o caráter coletivo e individual da conquista, afirmando que o título reflete os sete anos de intensa atuação do NUDHC na promoção e defesa dos direitos humanos. Ele também expressou gratidão à Administração Superior pela confiança e pela oportunidade de exercer uma função à frente de um Núcleo que lida cotidianamente com temas sensíveis e, muitas vezes, contramajoritários.

