
Nesta última semana, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou da solenidade de inauguração da Procuradoria Especial da Mulher em Candeias do Jamari. A cerimônia, que ocorreu na Câmara Municipal – local que sediará a procuradoria –, contou com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e a população local.
A nova procuradoria visa ser um espaço de acolhimento, escuta e luta pelos direitos das mulheres. Entre suas finalidades estão fiscalizar programas municipais de igualdade de gênero, atuar em conjunto com as instituições municipais e estaduais no combate à violência contra a mulher, bem como promover a criação de novas políticas públicas para as mulheres.
O evento de inauguração também incluiu programação dedicada ao Dia da Consciência Negra, ressaltando a importância da interseccionalidade na valorização da dignidade da mulher e na promoção da igualdade racial.
A Defensora Pública Ada Alves Mendes representou a DPE-RO na solenidade e destacou a importância da instalação do novo espaço institucional. “É uma grande satisfação participar desta inauguração, sobretudo na véspera do dia da Consciência Negra, uma vez que as mulheres negras são as maiores vítimas de violência e marginalização social. A Procuradoria é mais um local que vai dar espaço para acolhimento de mulheres, para que elas possam trazer suas demandas e serem encaminhadas aos atendimentos necessários.”
“A ampliação e divulgação das redes de apoio são fundamentais para que possamos reduzir os indicadores do nosso Estado relacionados à violência contra a mulher e outras intervenções que se façam necessárias. Parabéns ao Município de Candeias, à Câmara de Vereadores da cidade, por mais esse espaço de garantia de direitos das mulheres”, finalizou.


A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Lindomar Garçon (PRB), a Deputada Estadual Ieda Chaves, a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Jucilene Moraes; a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Luciana Saldanha; a vereadora de Jaru, Sol de Verão (PL); a procuradora e ouvidora, Andrea Damascena; a ativista do Movimento das Mulheres, Mara Valverde; o delegado da polícia civil, Sandro Moura; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Paulo Adriano, e a secretária municipal de Assistência Social, Shirlei Barbosa.
