
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) está participando ativamente do IV Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis, por meio da participação de membros e membras da instituição em palestras, mesas redondas, painéis e seminários de pesquisa, abordando diversos assuntos relativos à Justiça e aos Direitos Humanos.
O primeiro dia do evento contou com a participação da Defensoria Pública de Rondônia durante a abertura, representada pelo defensor público André Villas-Boas, que também esteve presente como convidado no II Seminário de Pesquisa DHJUS: Métodos e Resultados, juntamente ao defensor público Sérgio Muniz Neves e à defensora pública Silvia Raskovisch.
Compondo a programação do Congresso, o seminário funcionou como um espaço de apresentação dos trabalhos de pesquisa que foram e são desenvolvidos pelos defensores ao participarem do Programa de Pós-Graduação – Doutorado e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS).


Além dessas participações, a Defensoria Pública marcou presença com representantes em dois painéis. O Painel 1, que abordou o tema “Luta Anticapacitista na Amazônia: Educação, Saúde e Trabalho”, com a participação da defensora pública Flávia Albaine; e o Painel 2 com o tema “Plataformalização na Educação e Trabalho Decente”, com a participação da defensora pública Késia Abrantes, Diretora do Centro de Estudos da Defensoria Pública.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo, destaca a importância da participação ativa da Defensoria Pública no IV Congresso Internacional DHJUS. “O IV Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis reforça a importância da parceria entre a Defensoria Pública e a Unir, demonstrando como a aproximação entre a prática institucional e a produção acadêmica enriquece o debate e fortalece a construção de respostas mais eficazes aos desafios contemporâneos da Justiça e dos Direitos Humanos”, destaca.
