
Nesta última sexta-feira, dia 28, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou de um evento da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizado na Faculdade São Lucas. A ação, promovida pelo Ministério Público de Rondônia, reuniu palestra e oficinas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher no contexto escolar.
O evento contou com a participação de autoridades, como as promotoras de justiça Luciana Ondei Rodrigues e Tânia Garcia; a secretária de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Batista de Oliveira; a superintendente regional de Educação de Porto Velho, Izis Cubia Mendes Leandro da Silva; o secretário municipal adjunto de Educação de Porto Velho, Giordani dos Santos Lima; e o diretor do Corpo de Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, Capitão do Corpo de Bombeiros Augusto Flores. Professores e gestores da rede pública de ensino também estiveram presentes para discutir formas de mobilização e proteção de gênero.
Com o tema “Convivência ética, valorização da pluralidade e enfrentamento das desigualdades: caminhos possíveis de atuação na escola”, a palestra ministrada pelas especialistas em gestão educacional Elvira Pimentel e Danila Di Pietro teve como objetivo apresentar estratégias para prevenir a violência nos ambientes escolares e promover comportamentos saudáveis masculinos.
A defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Débora Machado Aragão, participou da mesa de abertura e destacou: “A realização de eventos como este reafirma que a educação é o único pilar capaz de sustentar, de forma definitiva, a luta pelo fim da violência contra a mulher. É urgente que invistamos massivamente na prevenção, e a prevenção reside na transformação cultural que só a educação proporciona. Levar o debate sobre respeito, equidade de gênero e, principalmente, sobre a Lei Maria da Penha para as escolas, lares e comunidades é pavimentar o caminho para uma sociedade que não naturalize a violência.”



A programação dos 21 Dias de Ativismo segue até 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ao longo da campanha, também são marcadas outras datas importantes: o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), o Dia Internacional das Defensoras dos Direitos Humanos das Mulheres (29 de novembro) e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro).
