
Com a proximidade do Carnaval de 2026, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) destaca a importância da data para promover uma celebração alegre, divertida e, acima de tudo, respeitosa. Para tanto, a instituição firmou uma parceria com a Banda do Vai Quem Quer, o maior bloco de carnaval de Porto Velho e da região Norte, para uma ação educativa focada no combate à violência contra a mulher.
A articulação dessa parceria foi selada em uma reunião no Gabinete-Geral da DPE-RO, que contou com a presença do Subdefensor Público-Geral, Diego César dos Santos, da presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (Adepro), Aline Ribeiro da Luz, que recepcionaram a equipe do bloco juntamente à equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Porto Velho.
A iniciativa visa conscientizar a população através da distribuição de materiais gráficos sobre a campanha Não é Não, de combate à violência contra a mulher, desenvolvida pela Defensoria Pública. O material será entregue junto ao kit contendo o Abadá das pessoas que optarem por curtir o bloco dentro da corda.
A Defensora Pública Aline Ribeiro da Luz destacou a relevância da presença de instituições públicas em um evento tão popular, principalmente para a segurança das mulheres. O Subdefensor Público-Geral, Diego César dos Santos, ressaltou que a defensoria está à disposição e de portas abertas para a campanha e observou a importância do combate à violência no estado de Rondônia, que, infelizmente, detém péssimos índices de violência contra a mulher.
A Banda do Vai Quem Quer desfilará no tradicional sábado que antecede a semana de carnaval, marcado neste ano para o dia 14 de fevereiro. O bloco completa 46 anos de existência em 2026. A DPE-RO reforça o compromisso com uma comemoração sem violência e com segurança plena para todos, enfatizando o respeito às decisões das mulheres.
