
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou, nesta quarta-feira (4), da cerimônia de abertura da Inspeção das Unidades Administrativas e Judiciais do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, e ocorre entre os dias 4 e 6 de fevereiro.
O TJ-RO recebeu a comitiva da Corregedoria Nacional, chefiada e coordenada pelo magistrado auxiliar do CNJ, desembargador Arnoldo Camanho, que representa o Corregedor Nacional, ministro Mauro Campbell Marques, durante os trabalhos de inspeção.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Alexandre Miguel, que destacou a cooperação do TJ-RO com o CNJ e a importância das inspeções para a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Segundo ele, o Conselho Nacional de Justiça exerce papel fundamental na padronização e no aperfeiçoamento da Justiça em âmbito nacional.


Durante o evento, o juiz auxiliar do CNJ, Arnoldo Camanho, ressaltou a relevância da atuação da Corregedoria Nacional, enfatizando que a inspeção tem como finalidade verificar a compatibilidade das práticas administrativas e judiciais do Tribunal com os atos normativos estabelecidos pelo CNJ.
“O nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento da gestão, da transparência e da eficiência dos serviços prestados à sociedade rondoniense”, destacou Arnoldo, juiz do CNJ.
A inspeção busca, ainda, aprimorar rotinas, identificar boas práticas, promover a conformidade institucional e apontar eventuais oportunidades de melhoria, ineficiências e áreas de risco. Para isso, a equipe da Corregedoria Nacional realizará levantamento de dados, análise documental e observação das rotinas de trabalho em diferentes setores e unidades do Tribunal.
A Defensoria Pública esteve representada na solenidade pelo Corregedor-Geral da instituição, Hans Lucas Immich, reforçando o compromisso da DPE-RO com o aprimoramento do sistema de Justiça e com a observância das boas práticas institucionais.
