
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) esteve presente na abertura do Nodo Bioceânico Central, realizado em Porto Velho, nesta quarta-feira, dia 4. O evento, que segue até a próxima sexta-feira, pretende discutir novas rotas de transporte entre Brasil, Chile, Peru e Bolívia, com destaque para um corredor que ligará o Brasil aos portos do Pacífico, facilitando o comércio com a Ásia e outros países.


Estiveram presentes representantes dos poderes executivos estaduais do Brasil, Chile e Bolívia: governador de Rondônia; cel. Marcos Rocha; governador de Arica e Parinacota (Chile), Diego Paco; governador de Oruro (Bolívia), Johnny Vedia; governador de Beni (Bolívia), Alejandro Unzueta. O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, participou da cerimônia de abertura representando a Defensoria.






Durante a convenção, serão realizados painéis sobre logística Bioceânica, abrangendo portos, hidrovias e outros modais de transporte. A programação inclui discussões sobre alinhamento político entre governadores e ministérios, eficiência logística, acesso a mercados e a formação de mesas de trabalho focadas em diplomacia, aduana e turismo.
O encontro é uma etapa decisiva de um processo iniciado em Arica, em 2025, quando Brasil, Chile, Peru e Bolívia formalizaram a governança do Corredor Bioceânico Central. O encontro reúne autoridades públicas, representantes de portos do Pacífico, operadores logísticos, empresas exportadoras e investidores em um ambiente voltado à tomada de decisões sobre infraestrutura, rotas estratégicas, harmonização aduaneira, segurança e integração produtiva.
