
Nesta segunda-feira,10, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia esteve presente nas sessões solenes do Tribunal de Justiça (TJ-RO) e da Assembleia Legislativa em homenagem ao desembargador Roosevelt Queiróz Costa, decano do poder judiciário do estado, que se aposenta a partir desta sexta-feira, 14.
O Desembargador Roosevelt Queiroz Costa integra a história da Justiça rondoniense desde 1982, quando tomou posse como juiz na primeira turma de magistrados concursados do Estado. Ao longo de mais de quatro décadas de serviço, exerceu funções de destaque, como Corregedor-Geral da Justiça (2004-2005) e Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (2012-2013). Reconhecido por seu comprometimento com o acesso à Justiça e pela criação da Justiça Itinerante em Rondônia, Roosevelt também se destacou como docente e pesquisador.
Pela manhã da segunda-feira, Roosevelt Costa foi homenageado durante sessão do Tribunal Pleno do TJ-RO, ocasião em que foi aprovada a sua aposentadoria por unanimidade de votos. O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, e o Corregedor-Geral, Hans Lucas Immich, estiveram presentes na solenidade do Tribunal de Justiça. Victor integrou o dispositivo de autoridades, fazendo o uso da palavra para render homenagens ao desembargador.




“Senhor Desembargador, sua trajetória fundadora não representa apenas antiguidade, mas autoridade moral. O senhor percorreu caminhos difíceis sem jamais esquecer que a justiça só existe quando alcança as pessoas. Levou o Judiciário para perto da população antes mesmo de se falar em itinerância e acesso à justiça, mostrando que a toga não deve criar distância. A Defensoria Pública agradece pela escuta atenta, pelo diálogo e pelo exemplo que seguirá inspirando todos nós. Muito obrigado”, destacou Victor Hugo.
Já durante o período vespertino, Roosevelt foi homenageado em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado, que contou com a presença do Corregedor-Geral, Hans Lucas Immich. “O Desembargador Roosevelt Queiroz Costa é um marco na história da Justiça de Rondônia. Sua trajetória foi pautada por serenidade, compromisso e sensibilidade humana — valores que inspiram todos os que atuam no sistema de justiça. Seus ensinamentos ultrapassam os tribunais e permanecem como referência de ética, equilíbrio e humanidade. A Defensoria Pública se une a esta homenagem com gratidão e profundo respeito”, destacou Hans Lucas.
